CEFET-MG e Receita Federal firmam parceria para reutilização de itens apreendidos

Publicidade

Parceria iniciada no CEFET-MG Varginha transformou quase três mil TVs Box piratas em microcomputadores doados a escolas públicas; iniciativa vai ser ampliada para os demais campi da Instituição

O projeto “Além do Horizonte”, que busca a reutilização de materiais e equipamentos apreendidos pela Receita Federal, vai proporcionar o reúso dos itens nos laboratórios de todos os campi do CEFET-MG para testes e pesquisas. A iniciativa iniciou com a parceria entre o CEFET-MG Varginha e a Receita e vai ser ampliada para os demais campi da Instituição. O compromisso foi firmado em reunião com a presença do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, e o superintendente da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Michel Teodoro. 

Segundo o superintendente, o objetivo final da parceria é beneficiar a sociedade como um todo e economizar recursos dos contribuintes. “Anteriormente, era necessário usar recurso público para contratar empresas para destruir esse material apreendido. Com essa parceria, em formato ganha-ganha, há economia desse dinheiro e reaproveitamento de um material que viraria lixo e poluiria o meio ambiente”, destaca.

Publicidade

Haverá a formalização da parceria institucional do CEFET-MG com a Receita Federal em Minas Gerais no mês de março e alinhamento de estratégias em todo o Estado, focadas na destinação sustentável de itens apreendidos.

Início da parceria

A parceria com a Receita Federal no projeto “Além do Horizonte” começou, inicialmente, com diversas instituições, entre elas o campus Varginha do CEFET-MG. A iniciativa foi pensada para dar novo destino às TVs Box apreendidas: ao invés de lixo eletrônico, elas eram transformadas em minicomputadores e doados a escolas públicas. Só o campus Varginha entregou, até o momento, 2.920 aparelhos a 43 prefeituras.

Em setembro de 2022, o projeto foi ampliado e os dispositivos ilegais apreendidos pela Receita Federal agora também são objeto de pesquisa em Interface Homem-Máquina. A IHM é um dispositivo que permite a interação direta entre o usuário e o controlador de um dado processo. Em 2023, as IHMs serão utilizadas por alunos dos cursos técnicos do campus Varginha para o desenvolvimento de Sistemas Supervisórios, explicam os autores do projeto, professores Juliano Miranda, Lázaro Eduardo da Silva e Weider Rodrigues.

Publicidade

Devido ao êxito da nova etapa do projeto, o CEFET-MG será homenageado na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Varginha, no dia 2 de março, às 9h. Para o diretor do campus Varginha, professor André Monticeli, a parceria tem gerado resultados para a sociedade e para o meio ambiente. “A ideia do projeto ‘Além do Horizonte’ é dar um melhor destino a materiais apreendidos pela Receita, possibilitando gerar benefícios à sociedade, pois antes eles eram destruídos”, completa.

O que são TVS Box

O acesso ilegal e não autorizado a canais de TV por assinatura no Brasil é crime de violação aos direitos autorais e atenta contra a propriedade imaterial. Essa prática acontece, por exemplo, por meio de equipamentos do tipo TV Box não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esses dispositivos oferecem acesso a canais pagos e serviços de streaming e são alvo de apreensão pela Receita Federal do Brasil.

Parceria Cefet-MG Receita Federal Varginha

Outras informações

Publicidade

Projeto transforma receptores de sinal de TV pirata em microcomputadores

Receptores ilegais de TV viram minicomputadores distribuídos para escolas do Sul de MG

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade