Cemig retirou 83 kg de cabos irregulares em Varginha e reforça alerta no Sul de Minas

cemig cabos irregulares
Em 2025, a companhia retirou 63,5 toneladas de fiação irregular em 143 municípios do estado. Crédito da foto: Divulgação Cemig.

Ações da companhia incluem retirada de cabos irregulares em diversos municípios e reforçam a importância da conscientização das empresas de telecomunicações

A Cemig intensificou, ao longo de 2025, as ações de combate à instalação irregular de cabos de telecomunicações em seus postes em todo o estado. No período, foram retiradas 63,5 toneladas de fiação irregular em 143 municípios mineiros.

No Sul de Minas, o impacto também foi significativo. Somente nas regiões Sul e Oeste do estado, cerca de 8,6 toneladas de fios irregulares foram removidas. Em Varginha, a companhia retirou aproximadamente 83 quilos de cabos, eliminando riscos relacionados à rede de telecomunicações.

Sul de Minas concentra grandes volumes de retirada

Entre os municípios da região, Três Pontas e Cambuquira se destacaram pelo volume de cabos retirados, com mais de uma tonelada em cada cidade. As ações fazem parte de um trabalho contínuo de fiscalização e organização da infraestrutura urbana.

De acordo com a Cemig, o problema envolve não apenas a instalação irregular, mas também a falta de manutenção por parte de empresas de telecomunicações, que deixam cabos excedentes ou em desuso nos postes.

Fiscalização, notificações e combate à clandestinidade

Segundo o analista de Proteção da Receita da companhia, Rodrigo Vilela, o trabalho envolve fiscalização constante, além de notificações e ações educativas.

Em 2025, técnicos da Cemig vistoriaram cerca de 111 mil postes e removeram cabos de 104 empresas que atuavam de forma clandestina. No mesmo período, foram realizadas mais de 22,9 mil notificações para adequação das fiações, um aumento de 118% em relação ao ano anterior.

Normas exigem regularização das operadoras

O compartilhamento de postes é regulamentado por normas da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Agência Nacional de Telecomunicações, que determinam critérios técnicos para instalação e manutenção dos cabos.

As empresas devem seguir rigorosamente os padrões definidos. Quando isso não ocorre, a Cemig pode realizar a retirada direta dos fios para evitar riscos à população.

Saiba como denunciar fios soltos nos postes da Cemig 

A Cemig implantou, em seu portal na internet, um canal para que a população possa comunicar situações que envolvam fios soltos, caídos, instalados em altura inadequada em vias públicas e clandestinos. A medida é essencial para garantir a segurança de pedestres, motoristas e moradores, além de contribuir para a organização do espaço urbano e o cumprimento das normas técnicas que regem o uso dos postes da companhia. 

A população pode acionar a Cemig por meio do site www.cemig.com.br/compartilhamento , na seção “canal de denúncia”. Nesse espaço, é possível descrever a situação indicar o endereço da ocorrência para análise dos técnicos da companhia. Todas as informações dos denunciantes são mantidas em sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e utilizadas apenas para verificação e encaminhamento. 

O registro é enviado às equipes técnicas da Cemig e, quando se trata de cabos de telecomunicações, as informações são repassadas à operadora responsável ou aos órgãos competentes para regularização. 

Conscientização é fundamental

Apesar das ações da companhia, a Cemig reforça que a solução depende também do compromisso das empresas de telecomunicações.

A manutenção adequada das redes e a remoção de cabos em desuso são essenciais para evitar acidentes, melhorar a organização urbana e garantir mais segurança para a população.