Copasa deverá fazer reparação ambiental por peixes mortos no Córrego São José

Publicidade

A morte dos peixes aconteceu após um vazamento de esgoto na ETE da Copasa.

A Copasa deverá fazer reparação ambiental pelos danos decorrentes da mortandade de peixes causada pela empresa no Córrego São José, localizado em Varginha, em setembro de 2020

De acordo com o Inquérito Civil instaurado pela Promotoria para apurar os fatos, um vazamento de esgoto, ocorrido em setembro de 2020, provocou a morte de peixes de pequeno e médio porte, das espécies tilápia, mandi, cará, cascudo e lambari, nas águas represadas da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista II.

Na época, as carcaças dos peixes mortos ficaram espalhadas numa área de aproximadamente 80m² e foram retiradas do curso d’água uma semana após o vazamento.

Os peixes morreram por conta da alteração da qualidade da água ou da redução do índice de oxigenação, após o rompimento de uma adutora num poço de visitas da rede interceptora operada pela Copasa, que transporta esgotos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São José.

Publicidade

O problema foi identificado pela empresa que atuava a serviço da Copasa, após o operador da ETE São José constatar diminuição na vazão de chegada de esgoto na estação. A obstrução do fluxo de esgotos, que provocava o problema, só foi solucionada cinco dias após a identificação do vazamento.

Para a reparação dos danos, o Ministério Público de Minas Gerais propôs o pagamento de quantias a entidade de atuação ambiental na região e o reembolso dos custos da perícia realizada para instruir o inquérito civil, medidas que foram acatadas e cumpridas.

Em paralelo, a própria Copasa providenciou intervenções técnicas na área onde ocorreram os trabalhos para desentupimento da rede coletora, para evitar o carreamento de solo ao curso d’água.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui