Dias de Campo da Fundação Procafé em Varginha arrecada 3 toneladas de alimentos para o RS, veja como foi o evento

Demonstração Burrinho Mecânico
Demonstração em uma das estações dos Dias de Campo com o burrinho mecânico para região montanhosa. | Crédito: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca.

O evento Dias De Campo foi realizado nos dias 22 e 23 de maio e reuniu mais de 2,5 mil pessoas na Fazenda Experimental da Fundação em Varginha.

Cafeicultores, técnicos agrícolas, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes participaram na última quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, em Varginha, no Sul do estado, de uma das maiores experiências dedicadas ao aprimoramento da cafeicultura da região: o Dias de Campo, da Fundação Procafé. O propósito da iniciativa, que tem o Sebrae Minas como um dos parceiros, é promover toda a cadeia local, responsável por cerca de 30% da produção de todo o país, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Publicidade

Durante os dois dias de atividades na Fazenda Experimental da Procafé, os participantes conheceram novas tecnologias e aperfeiçoaram outras ferramentas disponíveis para o manejo do produto. Divididos em grupos, os convidados participaram de atendimentos em pequenas estações com temas diferentes relativos à cafeicultura: “safra zero X adubação”; “redução da vazão de pulverização”; “mecanização de cafezais em montanhas” e “desenvolvimento da cultivar Siriema com resistência ao bicho mineiro”.

Por fim, as atividades passaram pela estação do Sebrae Minas, com apresentação do processo de profissionalização dos produtores rurais, por meio dos programas Checkup Finanças Agro e Educampo. As duas iniciativas têm o objetivo de aumentar a produção, a competitividade e a rentabilidade das propriedades rurais, por meio de diagnósticos financeiros e ferramentas de aprimoramento de gestão.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira, comenta que a iniciativa é resultado da união de vários parceiros, que apresentam novidades e diferenciais técnicos para a lavoura. “O papel do Sebrae é oferecer aprimoramento de gestão e conhecimento. Nós atuamos no produto final ao fazer com que o produtor rural trate a sua propriedade como um negócio. Ou seja, dando condições para que ele saiba a melhor hora de negociar o seu café e entenda, por exemplo, sobre a margem de contribuição e de lucro”, diz.

Dias de Campo da Fundação Procafé em Varginha leva conhecimento e arrecada 3 ton de alimentos para o Rio Grande do Sul

Explicações diversas sobre manejos da colheita, trato com as lavouras, adubação e muitas outras técnicas e tecnologias envolvendo o cafeeiro fizeram parte da programação do Dias de Campo da Fundação Procafé, em Varginha/MG.

Publicidade

O evento reuniu mais de 2,5 mil pessoas e contou também com caráter beneficente, foram arrecadadas mais de 3 toneladas de alimentos não perecíveis que foram doados na entrada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além das doações do público presente, a Fundação Procafé contou com o apoio de suas filiadas, sendo CAPEBE, COCAPEC, COCARIVE, COCCAMIG, CODEPAR, COOMAP, COOPAMA, COOPERCAM, COOPERRITA, MINASUL e SICOOB CREDIVAR.

A abertura oficial do evento aconteceu com a presença de autoridades convidadas, representantes de cooperativas da região e de órgãos importantes do segmento da cafeicultura.

O Superintendente Executivo da Fundação Procafé, João Marcelo Oliveira de Aguiar, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos assim como o apoio e solidariedade demonstrados para com o Rio Grande do Sul, e assegurou que a Procafé continuará cada vez mais empenhada em avançar com as suas pesquisas em prol do desenvolvimento dos cafeicultores brasileiros. 

Vamos seguir contribuindo com difusão de conhecimento, técnicas e tecnologias cafeeiras para o progresso de nossos cafeicultores, pois na cafeicultura não há mais espaço para o amadorismo”, enfatizou. 

Representante do Sistema Faemg Senar e diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Romanelli Barata, também reforçou a importância da pesquisa para o negócio café, do plantio à xícara, mas ressaltou que esta não teria importância se não chegasse ao produtor e a seus colaboradores.  

Publicidade

Eventos como este, realizados pela Fundação, promovem esta integração entre o conhecimento e quem precisa se beneficiar dele. Se precisamos de cada vez mais profissionalização no campo, também precisamos capacitar as pessoas que estão lá, com as suas mãos na atividade, fazendo as coisas acontecerem”, afirmou.

Inovações

Com oito estações de demonstração de campo, os Dias de Campo da Fundação Procafé em Varginha receberam produtores, técnicos, engenheiros agrônomos e estudantes interessados em conhecer as inovações e resultados das pesquisas realizadas nas lavouras da Fazenda Experimental. 

Entre os destaques, foi apresentado o ‘Burrinho mecânico’, espécie de arado voltado para o cafeicultor de regiões montanhosas com objetivo de reduzir custos e aumentar sua rentabilidade, facilitando os tratos culturais. 

Demonstração Burrinho Mecânico
Demonstração em uma das estações dos Dias de Campo com o burrinho mecânico para região montanhosa. | Crédito: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca.

Demonstração em uma das estações dos Dias de Campo com o burrinho mecânico para região montanhosa 
(Crédito: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca)

Publicidade

Os pesquisadores também apresentaram resultados de adubação para lavouras em sistemas de podas e apresentaram uma nova cultivar da Fundação Procafé, o Siriema, com resistência ao Bicho Mineiro e tolerância à seca.

Tudo é muito importante para nós que buscamos a melhoria na nossa atividade e mais praticidade no manejo das nossas lavouras. O resultado sempre vem”, disse o produtor Antonio Zanatelli, que utiliza as técnicas de manejo demonstradas nos Dias de Campo da Procafé e recentemente teve seu café campeão em um concurso de qualidade.