Publicidade
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue terá caravana de doadores para o Hemocentro de Poços de Caldas.
No dia que se comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, lembrado em 25 de novembro, a equipe de coleta do Hospital Bom Pastor realiza uma caravana especial para levar doadores para o hemocentro de Poços de Caldas. E os doadores, tão importantes nesta corrente do bem, foram homenageados com mimos especialmente doados de empresas parceiras.
As doações de sangue são essenciais para garantir o atendimento das Urgências e Emergências, Cirurgias e Atendimentos Oncológicos.
Publicidade
Como funciona a doação
Doando sangue você pode salvar até quatro vidas, visto que o sangue doado é fracionado em quatro bolsas.
A doação de sangue não causa nenhum prejuízo para o doador. É totalmente segura. E o sangue que doado é reposto em poucos dias pelo seu organismo.
O ato não causa nenhum prejuízo para o doador. É totalmente segura. Não engorda e nem emagrece e nem engrossa o sangue. A doação dura poucas horas.
• Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante.
• Quem tem e está com boa saúde;
• Quem pesa acima de 50 kg;
• Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
• Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar:
• Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;
• Quem tomou a vacina contra COVID-19 deve aguardar 7 dias para doação;
• Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após a Alta da quarentena;
• Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
• Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
• Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;
• Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
• Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
• Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;
• Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis (6) meses;
• Quem fez cirurgia por laparoscopia, artroscopia ou exames de: endoscopia, colonoscopia ou broncoscopia; nos últimos seis (6) meses;
• Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;
• Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
Publicidade
Para doar sangue é necessário apresentar um documento original oficial de identidade com foto (Podendo ser: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação).
Veja mais notícias no Varginha Digital
Publicidade