Cartório Eleitoral de Varginha recebe as novas urnas eletrônicas

Além de Varginha, os cartórios eleitorais de Elói Mendes e Carmo da Cachoeira também receberam as novas urnas eletrônicas.

O Cartório Eleitoral de Varginha recebeu 411 novas urnas eletrônicas nesta semana. Os equipamentos também serão distribuídos para Elói Mendes e Carmo da Cachoeira. Antes de chegarem as urnas passaram por uma série de testes de segurança. A tecnologia conta também com novo sistema para o trabalho dos mesários.

Publicidade

A nova urna deixou mais visível as fotos dos candidatos no leitor, sendo que a ordem será: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente.

A votação só é encerrada após o eleitor confirmar ao ver a imagem e o nome do candidato, confirmando posteriormente. O sistema ainda permite que o mesário saiba em qual parte da votação o eleitor está. Desta forma, será possível evitar problemas de que o eleitor esteja tentando votar para um cargo diferente da sequência de votação.

De acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, a urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos. O terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro, quando haverá votação para os cargos de Presidente, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Um eventual segundo turno, para os cargos de Presidente e Governador será no dia 30 de outubro.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade

Publicidade