Hemominas de Varginha deve ser inaugurado em setembro

Publicidade

Obras no prédio que abrigará o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas estão em fase final.

As obras de reforma do prédio que abrigara a unidade do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas já estão em fase final. A previsão é que inauguração aconteça na primeira quinzena do mês de setembro.

“Queremos aqui em breve um posto de atendimento de coleta externa. Uma unidade da Hemominas que é referência em qualidade e biossegurança. Teremos sangue com qualidade atendendo os casos mais urgência. Podendo dar tranquilidade para os profissionais médicos para a população de Varginha sabendo que agora teremos reserva de sangue, principalmente naqueles casos de mais emergência”, afirmou o secretário de Saúde, Armando Fortunato.

A unidade o PACE do Hemominas vai atender não somente a população de Varginha, mas em breve também a microrregião de Varginha.

“Também queremos reafirmar aqui que na parte de cima do prédio nós instalaremos os conselhos municipais, que também vão contribuir muito para que a nossa gestão seja cada vez mais de qualidade”, reforçou o prefeito Vérdi Melo.

Publicidade

Treinamento

No dia 14 a equipe que atuará na coleta de sangue do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas, em Varginha, fez um treinamento na Unidade da Fundação Hemominas em Belo Horizonte.

Depois de uma fase teórica, os 10 servidores, que estavam acompanhados do chefe da Atenção Primária, Miguel José de Lima, foram divididos e encaminhados, conforme a atuação, para treinamento direcionado.

“O treinamento foi FANTÁSTICO, realmente enriquecedor e nos permitiu uma visão bem mais ampliada da importância de cada etapa do ciclo do sangue. Ouvir pessoas que falam com propriedade e amor faz uma diferença gigantesca. Agora vamos estreitar a conversa com a Unidade de Pouso Alegre para a programação do treinamento prático”, explicou a enfermeira Janaína Vieira Picheli Referência Técnica PACE Varginha.

“Esse treinamento foi de extrema importância para a qualificação que vai trazer segurança e profissionalismo nas coletas. Esperamos que a inauguração aconteça em breve e estamos nos esforçando muito para que tenhamos um atendimento rápido e eficiente para todos os pacientes e população em geral”, comentou Maida Pereira Coimbra, Captadora responsável pela Banco de Sangue do Hospital Bom Pastor.

De acordo com o Prefeito Vérdi Melo, a ida da equipe da saúde para o treinamento na sede da Hemominas representou um grande passo para o que está por vir de melhor, que será a inauguração do PACE em Varginha.

“O PACE representará maior reserva de sangue e hemoderivados, dando mais tranquilidade, qualidade e segurança biológica para a nossa população e maior agilidade nas cirurgias eletivas e urgências médicas realizadas nos nossos hospitais”, enfatiza o prefeito Vérdi.

A equipe passará ainda por um treinamento prático de 30 dias (com previsão de início dia 8 de agosto) que será realizado na Unidade de Pouso Alegre.

“Nesta etapa, 15 colaboradores receberão a capacitação em suas áreas específicas de atuação. A assim que toda equipe estiver treinada, o projeto arquitetônico aprovado pela vigilância sanitária estadual, alvará sanitário da vigilância municipal e autorização após visita técnica da Hemominas estaremos aptos a atender à toda população Varginhense e região”, concluiu o secretário de saúde.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui