A Escola Rural Emílio Justiniano de Resende Silva, localizada na região dos Tachos, participa do projeto “Muda de Cidade”, no qual foram plantadas mudas de urucum, ipê-amarelo, canafístula, tachi, ingá, mutambo e goiabeira. Cada árvore será acompanhada de plaquinha indicativa que constará o nome do plantador, assim como a da espécie plantada.
O crescimento destas árvores será acompanhado por 2 anos, com atualização trimestral de fotos georeferenciados. O acompanhamento também será feito pela internet, no site Muda de Cidade. Periodicamente a comunidade será convidada a colocar a mão-na-massa para a manutenção dos exemplares.
A iniciativa irá colaborar com a formação de uma nova floresta em volta do território da escola rural que é margeada pelo ribeirão dos Tachos.
O projeto “Muda de Cidade” é uma plataforma real e virtual que contribui para a sensibilização, mobilização, monitoramento e manutenção de árvores nativas, fomentando o engajamento das comunidades envolvidas por meio de uma metodologia de “gameficação” da natureza.
A “Muda de Cidade” é um projeto da Muda de Ideia e da Sakey Comunicação em parceria com a Florestal Casa da Árvore. Ações anteriores do projeto já aconteceram na Cidade Universitária do Unis e na Fazenda Estrela pela realização do festival Roça ‘n’ Roll no local.
O projeto está em expansão para contemplar outras empresas locais e em breve chegará em outras cidades brasileiras.