Folias de Reis começam a percorrer os bairros em Varginha

Continua após a publicidade

As Companhias de Reis fazem parte do folclore de Varginha desde 1930. Elas começarão a percorrer os bairros esta semana.

São 24 Companhias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura e que contam com o apoio da Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural para a compra de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos e transporte.

A Folia de Reis foi registrada como patrimônio imaterial de Varginha em 2015 e, em janeiro de 2017, também recebeu o reconhecimento como patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais. De acordo com Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal, “a Folia de Reis estabeleceu-se na nossa cidade como um espaço para o resgate e consolidação da memória. Os integrantes cantam a alegria do nascimento do menino Jesus e a visita às casas representa os três reis magos na caminhada para presentear o filho de Deus”.

Continua após a publicidade

As visitas às residências vão até 06 de janeiro, Dia de Reis. Um grande encontro das Companhias será realizado no domingo (13/01), com uma missa às 14h na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e, em seguida, haverá apresentações na Concha Acústica Mariângela Calil.

História das Folias de Reis

Fotos: Tiago Bode

Vários historiadores, pesquisadores e folcloristas relatam que a Folia de Reis surgiu na Espanha, no início do século 13 e, mais tarde, foi levada para Portugal. Acredita-se que o festejo chegou ao Brasil por volta do século 15, por meio dos Jesuítas. Com o tempo, a Folia ganhou diferentes formas de comemorar o nascimento de Jesus. 

A tradição das Companhias de Santos Reis passou a integrar o folclore de Varginha em meados de 1930. As festas já foram celebradas em frente à antiga Cadeia Pública e, depois, no Largo da Matriz, até finalmente chegarem à Concha Acústica, local onde acontecem até hoje.

A Folia de Reis é a festa mais tradicional na cidade, dentre as manifestações folclóricas da cultura popular. Seguem os mesmos ritos, datas e preceitos que deram origem à festa. Porém, cada uma se distingue por sair de modo peculiar nas ruas da cidade, diferenciando-se pelas vestimentas, utilização de instrumentos musicais não usuais, cantos e versos próprios e, até mesmo, a condução do giro feita pelo mestre de cada companhia.

Continua após a publicidade

Lista de Companhias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura

    1. Aparecida da Barcelona

    2. Cardoso e Amigos

Continua após a publicidade

    3. Cia dos Peões

    4. Estrela Brilhante

    5. Imaculada Mãe dos Anjos

Continua após a publicidade

    6. Irmãos da Fé

    7. Lenço Preto

    8. Nossa Senhora Aparecida

Continua após a publicidade

    9. Nossa Senhora da Guia

    10. Nossa Senhora do Rosário

    11. Nossa Senhora do Carmo

    12. Rei dos Reis

Continua após a publicidade

    13. Reis do Oriente

    14. Sagrada Família

    15. Sagrado Coração de Jesus

    16. Santa Cruz

    17. Santo Expedito

Continua após a publicidade

    18. São Benedito

    19. São João Batista

    20. São Joaquim

    21. São Jorge

    22. São José

Continua após a publicidade

    23. São Lázaro

    24. São Marcos


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial