Grupo Unis inaugura Complexo de Saúde em Varginha na Cidade Universitária

O Complexo de Saúde do Grupo Unis de Varginha será utilizado para os cursos de saúde e também para atendimentos à comunidade.

Na última sexta-feira (15), o Grupo Unis estabeleceu mais um marco histórico para a trajetória da instituição e também para toda a comunidade varginhense: com a inauguração do Complexo de Saúde Dr. José da Frota Vasconcelos, na Cidade Universitária em Varginha.

Publicidade

O Complexo de Saúde

Mais um dos importantes projetos do Unis para o desenvolvimento de Varginha e região na área da saúde, o Complexo de Saúde nasceu da vontade do Grupo de ampliar a estrutura física na Cidade Universitária dedicada à área da saúde, buscando agregá-la a um corpo docente engajado e matrizes curriculares cada vez mais atualizadas na área, envolvendo os cursos de graduação já oferecidos pelo Unis como Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Estética e Podologia.

O complexo da saúde é um espaço cuidadosamente preparado e equipado para o exercício das práticas de todos os cursos da área da saúde já oferecidos pelo Grupo Unis. Reúne uma estrutura inovadora, apta para atender também às exigências do aguardado curso de Medicina da nossa cidade. Ele será usado por todos os nossos professores e alunos em todas as nossas aulas práticas e estágios. Além disso, vale destacar a nossa atuação junto a toda a comunidade. Esse espaço foi pensado também para receber a população para usufruir de serviços oferecidos pelos nossos cursos, como a fisioterapia, atendimento nutricional, entre outros. Esse é o propósito do Grupo Unis, empoderar gente para transformar realidades”, destacou o Presidente da Fepesmig, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes.

O espaço conta com uma área total de mais de 1700m e diversas salas, dentre monitoria, simulação, consultórios, que vão desenvolver as experiências práticas dos cursos da saúde do Unis.

A solenidade de inauguração

Publicidade

Para celebrar as novas estruturas desenvolvidas pelo Unis, foi realizada na última sexta, uma solenidade de inauguração do Complexo de Saúde Dr. José da Frota Vasconcelos, reunindo autoridades diversas de Varginha e região, entre lideranças políticas, profissionais renomados na área da saúde, pesquisadores, acadêmicos da área e diversos parceiros da instituição.

O nome escolhido é uma homenagem ao médico Varginhense que se destacou na área da psiquiatria e saúde mental, foi professor e também contribuiu significativamente com o desenvolvimento regional, através de sua atuação política. Durante a solenidade de inauguração, foi apresentada uma placa de homenagem ao Dr. José da Frota Vasconcelos, destacando sua trajetória e importância, que agora está gravada nas paredes do novo Complexo de Saúde.

Nosso coração está em festa. Este momento representa um verdadeiro marco na história de Varginha e região. O Unis tem trabalhado a mais de 20 anos no desenvolvimento da saúde de nossa comunidade, através da formação de centenas de profissionais ao longo dos anos, nas mais diversas áreas de atuação, que hoje trabalham pelo bem-estar da nossa gente com a mais alta excelência profissional. Agora é hora de darmos um grande passo à frente com a inauguração deste espaço, que vai proporcionar o aprimoramento contínuo das aulas práticas, colaborando de forma efetiva com a formação dos nossos futuros profissionais, e finalmente possibilitar a instalação do nosso tão aguardado curso de Medicina, que promete revolucionar a saúde em nossa região”, comentou o Reitor do Unis, Prof. Felipe Flausino.

O trabalho do Unis pela saúde

Publicidade

Dando sequência aos atendimentos realizados por alunos de saúde do Unis nas comunidades de Varginha e Região, o projeto Embaixadores do Cuidado será ampliado com o novo Complexo de Saúde, que passará a receber a população local para receber atendimentos oferecidos pelos alunos e professores do Unis em áreas diversas da saúde, garantindo acessibilidade e qualidade de atendimento para toda a nossa gente.

Ao longo de muitos anos, nós lutamos para evoluir ainda mais a saúde da nossa região, através de novos espaços, novas estruturas, novos horizontes de possibilidade para a nossa gente. E agora, após muito trabalho de toda a nossa comunidade, estamos concretizando diversas etapas deste grande sonho colaborativo. Com a inauguração deste Complexo de Saúde, damos mais um passo para a transformação da realidade da nossa gente, que terá maior acesso a serviços específicos, e que prepara ainda mais o terreno para a tão aguardada chegada do curso de Medicina em Varginha que vai transformar toda a nossa região”. Prof. Stefano Barra Gazzola.

Na região, o Unis conta com mais de 30 convênios assinados com as prefeituras e secretarias da saúde, e a intenção é combinar serviços com as secretarias, que possam ser atendidos por alunos e professores do Unis, utilizando da ampla estrutura do Complexo de Saúde, para evoluir cada vez mais a prática dos nossos futuros profissionais da área formados pelo Unis. 

E para garantir mais oportunidades de desenvolvimento para os profissionais da nossa região, foram lançadas duas novas oportunidades de evoluir os seus conhecimentos na área da saúde com o Unis: a Pós-Graduação em Saúde Pública e o curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar.

Este é um momento de agradecer ao apoio de toda a nossa comunidade que acreditou neste espaço e nesta missão do Unis, de desenvolver a saúde da nossa região através da capacitação dos profissionais formados pela instituição, e o investimento em novas oportunidades e acessos à saúde pela nossa gente. Com o apoio de todos os nossos parceiros em áreas diversas na região, estamos dando mais um passo para concretizar o sonho do curso de Medicina em Varginha, com a inauguração deste incrível espaço”, concluiu o Coordenador do Projeto do curso de Medicina do Unis, Dr. Gustavo Eugênio.

Publicidade

Complexo de Saúde em Varginha na Cidade Universitária Grupo Unis
O Complexo de Saúde do Grupo Unis de Varginha será utilizado para os cursos de saúde e também para atendimentos à comunidade.

Publicação