Mais placas furtadas de túmulos do Cemitério de Varginha são recuperadas

Outras placas furtadas de túmulos do Cemitério Central de Varginha foram encontradas e recuperadas.

Agentes da Guarda Civil Municipal de Varginha foram acionados pelo Centro de Comunicações, na manhã desta quarta-feira, 04, para averiguar denúncia de que 03 (três) homens estariam praticando furto de placas em lápides de túmulos no interior do Cemitério Municipal.

Publicidade

As equipes se deslocaram até o local e após realizarem averiguação em todo o interior do cemitério, sem sucesso em localizar os suspeitos, passaram a realizar patrulhamento nas imediações do cemitério e lograram êxito ao localizar 09 placas de lápides jogadas em um dos canteiros da Av. Otávio Marques de Paiva, no Bairro Catanduvas.

Em contato no Serviço Municipal de Luto – SEMUL, o Diretor confirmou serem as placas de lápides do Cemitério Municipal, sendo as mesmas deixadas aos cuidados da Administração do local.

Novas placas encontradas

A intensificação de rondas e vigilância conjunta no Cemitério Municipal proporcionaram a recuperação de mais placas e imagens furtadas do Cemitério.

Estamos ao encalço dos autores que já foram identificados visando responsabilizá-los criminalmente por dano ao patrimônio público, a pena é de 6 meses a 1 ano e multa, e para violação de sepultura a pena é de 1 a 3 anos e multa“, afirma o Diretor Administrativo Celso Ávila.

Publicidade

O diretor administrativo concita aos familiares e proprietários de jazigos que procurem a administração para identificar e recuperar as placas e imagens que foram recuperadas e ainda orienta e registrarem o devido boletim de ocorrência para robustecer a persecução criminal.

Orienta ainda que os frequentadores do Cemitério possam acionar a administração através do telefone 3690.2129 ou 3690.2169 para relatar sobre suspeitos no interior do cemitério e ainda, que liguem para a Guarda Municipal através do telefone de plantão 3690. 2714 e denunciem os vândalos.

O cemitério municipal está passando por intensas obras de melhorias, tais como: asfaltamento (85% das principais ruas) concluídas; limpeza, capina e podas de árvores já concluídas; reforma e repintura do cemitério, velórios, sede administrativa já foram concluídas; além de ter sido autorizado pelo Sr Prefeito Vérdi Lúcio a revitalização da iluminação em LED e instalação de câmeras de monitoramento, em fase de projetos, o que propiciará maior tranquilidade e ação imediata em caso de furto e vandalismo.

Vamos formar uma corrente do bem e neutralizar essas ações que degradam e geram insegurança, resgatando o devido respeito aos entes queridos de nossa cidade, cujos familiares merecem todo o respaldo da municipalidade”.

Publicidade

O prefeito Vérdi e o Diretor Celso Ávila sensibilizam e estão empenhados em reverter esse lastimável quadro com ações concretas e concitam aos familiares e responsáveis que mantenham seus túmulos limpos e carpidos para que tenhamos um ambiente cada vez mais organizado e salubre em respeito aos mortos.

A GCMV recuperou 09 placas de túmulos com fotos e sem. A SEMUL recuperou 27 placas de túmulos com fotos e sem, além de 01 Imagem de Nossa Senhora Aparecida e 01 Imagem de Santo Antônio, ambas em bronze, que deverão ser reconhecidas e demonstrando provas de propriedade (documentos, fotos e registros) para serem restituídas aos proprietários, pondera o Diretor Celso Ávila Prado.

As placas furtadas de túmulos do Cemitério Central de Varginha foram encontradas em um canteiro do bairro Catanduvas.
As placas furtadas de túmulos do Cemitério Central de Varginha foram encontradas em um canteiro do bairro Catanduvas.
As placas furtadas de Cemitério Central de Varginha foram encontradas em um canteiro do bairro Catanduvas.