Horta Comunitária será construída no bairro Carvalhos

Horta no bairro Carvalhos

A ideia é que os moradores do bairro Carvalhos possam trabalhar no plantio de hortaliças e leguminosas.

A Secretaria Municipal de Agricultura anunciou que vai construir uma horta comunitária no bairro Carvalhos. A horta será nas imediações da nova escola de Ensino Fundamental que está sendo construída na região.

“Vamos construir uns 20 canteiro para verduras e hortaliças. A escola vai contribuir com a água, e cada um vai fazer a sua parte para o sucesso deste projeto”, explica Marcos Foresti, Secretario de Agricultura.

A ideia os moradores do bairro Carvalhos possam trabalhar no plantio de hortaliças e leguminosas para sustento das famílias integrantes do projeto. Os alimentos que sobrarem serão destinados às famílias carentes.

Todo o trabalho contará com o apoio das lideranças da comunidade e da Secretaria de Agricultura. A previsão é que fique pronto em 30 dias.

“É a realização de um sonho”, afirma a presidente do conselho comunitário, Alessandra da Silva.

Horta Escolar

O projeto de horta comunitária já acontece na EM Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC -1.

Os alunos participaram de todo o processo de cultivo das verduras do projeto Horta Escolar. A primeira colheita foi nesta semana.

Entre os benefícios alcançados com esse projeto se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos. Também são feitas atividades ligadas à culinária na escola e economia doméstica. Sem falar no incentivo na escolha de alimentos saudáveis.

As crianças aprendem ainda sobre as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

Hortas Comunitárias

O projeto das Hortas Comunitárias de Varginha prevê a ocupação de áreas urbanas para o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais, ornamentais, produção de mudas e outros alimentos.

O trabalho se baseia na Lei n.º 84/2018, que permite hortas comunitárias em instaladas em áreas públicas do município.

Há ainda espaços particulares que são cedidos temporariamente por seus proprietários para práticas de agricultura familiar ou agroecologia.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome