Divulgado pela ACIV o índice mostrou que o empresariado está desconfiado.
O Índice de Confiança do Comércio de Varginha- ICCOM-VGA, divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Varginha – ACIV, mostrou que o empresariado está desconfiado e que suas expectativas do primeiro trimestre não foram atingidas, o que o deixou mais atento para os próximos meses.
Um cenário menos otimista deve alertar o empresariado, que deve se empenhar nos controles internos e na diferenciação de produtos e serviços para atrair novos clientes e manter fiéis os atuais.
O índice é realizado trimestralmente, criando assim um histórico sobre o humor e as expectativas do empresariado local. A pesquisa é de grande importância para o comércio de Varginha, sendo uma ferramenta essencial para os empresários que poderão compará-la com os indicadores nacionais e estaduais, e planejar melhor seus negócios.
A metodologia inspirada na Fundação Getúlio Vargas, apresenta três situações: confiança em baixa (abaixo de 100), estável (igual a 100) e confiança em alta (acima de 100). O ICCOM-VGA foi realizado em mais de 20 segmentos e atingiu a pontuação de 87,58 e apurou que o empresariado está com baixa confiança.
Na pesquisa realizada no primeiro trimestre, o índice estava com 92,92 pontos, uma queda de 5,34 pontos. De acordo com o relatório os principais componentes que levaram a queda na confiança foram a economia nacional, vendas e investimento.
A próxima pesquisa será realizada no mês de setembro. Os empresários que quiserem mais detalhes da pesquisa podem fazer download do material no site da ACIV.
Veja mais Notícias de Varginha.
Acompanhe também pelo Facebook Varginha Digital e pelo Instagram Varginha Digital