Justiça Digital é tema do 1º Encontro do Conselho Jurídico

Publicidade

O 1º encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas recebeu o palestrante Hugo Malone, autor do livro “Manual da Justiça Digital.

No dia 15 de junho aconteceu o 1º Encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas, recebendo o palestrante Hugo Malone, que falou aos cerca de 50 presentes sobre: “As perspectivas e desafios da justiça digital no Brasil”. Autor do livro “Manual da Justiça Digital: compreendendo a Online Dispute Resolution e os Tribunais Online”, Hugo trouxe suas impressões sobre a relação entre a área jurídica e as tecnologias, ressaltando que a justiça digital é uma pauta do presente, não mais do futuro.

Justiça Digital Sul de Minas

Em dezembro de 2021, junto ao lançamento do Curso de Direito do Grupo Unis nas cidades de Varginha e Cataguases, o Unis propôs a criação do Conselho Jurídico do Sul de Minas.

Publicidade

Reunindo renomados magistrados e lideranças regionais, o Conselho busca a promoção de estudos jurídicos e debates sobre temas relevantes da área, junto a palestrantes compartilhando suas experiências e vivências jurídicas, visando o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, em meio às transformações do mercado e avanço irrefreável da tecnologia, buscando fomentar o intercâmbio de docentes/discentes, a sociedade e a comunidade jurídica regional.

O palestrante apresentou diversas oportunidades, soluções e desafios que a área jurídica vem encontrando no âmbito digital, destacando a tecnologia como um importante facilitador para a resolução prática e eficiente de diversas demandas jurídicas em um movimento impulsionado pela pandemia, e demonstrou o atraso da área em se adaptar e se utilizar da tecnologia para o progresso das atividades jurídicas.

Ainda assim, o palestrante ressaltou as preocupações da área neste processo de digitalização, como a taxa de acesso da população brasileira à ferramentas e serviços digitais, que ainda aponta uma importante parcela do país com baixo ou nenhum acesso a tecnologias no seu dia a dia, além da necessidade de integração nacional deste processo de adaptabilidade dos magistrados e tribunais, para que a implementação das soluções digitais em seus trabalhos diários seja feita de forma eficiente.

Sobre o Conselho Jurídico

Publicidade

O Conselho Jurídico é fruto do compromisso social do Grupo Unis, que desde sua gênese, assumiu o compromisso de uma relação de ensino-aprendizagem que corresponda às necessidades sociais da região em que atua, seja na formação de profissionais envolvidos com uma inserção social responsável, seja nas atividades extensionistas e de iniciação científica, capazes de refletir sobre os impactos jurídico-institucionais no processo de desenvolvimento regional.

Publicação

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade