Justiça Digital é tema do 1º Encontro do Conselho Jurídico

Publicidade

O 1º encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas recebeu o palestrante Hugo Malone, autor do livro “Manual da Justiça Digital.

No dia 15 de junho aconteceu o 1º Encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas, recebendo o palestrante Hugo Malone, que falou aos cerca de 50 presentes sobre: “As perspectivas e desafios da justiça digital no Brasil”. Autor do livro “Manual da Justiça Digital: compreendendo a Online Dispute Resolution e os Tribunais Online”, Hugo trouxe suas impressões sobre a relação entre a área jurídica e as tecnologias, ressaltando que a justiça digital é uma pauta do presente, não mais do futuro.

Justiça Digital é tema do 1º Encontro do Conselho Jurídico

Em dezembro de 2021, junto ao lançamento do Curso de Direito do Grupo Unis nas cidades de Varginha e Cataguases, o Unis propôs a criação do Conselho Jurídico do Sul de Minas.

Reunindo renomados magistrados e lideranças regionais, o Conselho busca a promoção de estudos jurídicos e debates sobre temas relevantes da área, junto a palestrantes compartilhando suas experiências e vivências jurídicas, visando o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, em meio às transformações do mercado e avanço irrefreável da tecnologia, buscando fomentar o intercâmbio de docentes/discentes, a sociedade e a comunidade jurídica regional.

O palestrante apresentou diversas oportunidades, soluções e desafios que a área jurídica vem encontrando no âmbito digital, destacando a tecnologia como um importante facilitador para a resolução prática e eficiente de diversas demandas jurídicas em um movimento impulsionado pela pandemia, e demonstrou o atraso da área em se adaptar e se utilizar da tecnologia para o progresso das atividades jurídicas.

Publicidade

Ainda assim, o palestrante ressaltou as preocupações da área neste processo de digitalização, como a taxa de acesso da população brasileira à ferramentas e serviços digitais, que ainda aponta uma importante parcela do país com baixo ou nenhum acesso a tecnologias no seu dia a dia, além da necessidade de integração nacional deste processo de adaptabilidade dos magistrados e tribunais, para que a implementação das soluções digitais em seus trabalhos diários seja feita de forma eficiente.

Sobre o Conselho Jurídico

O Conselho Jurídico é fruto do compromisso social do Grupo Unis, que desde sua gênese, assumiu o compromisso de uma relação de ensino-aprendizagem que corresponda às necessidades sociais da região em que atua, seja na formação de profissionais envolvidos com uma inserção social responsável, seja nas atividades extensionistas e de iniciação científica, capazes de refletir sobre os impactos jurídico-institucionais no processo de desenvolvimento regional.

Publicação

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui