Mais de 700 carteiras de trabalho estão paradas no M T E de Varginha

Ao todo 197 carteiras foram solicitadas e não foram retiradas. Outras 536 foram perdidas e entregues na sede do Ministério do Trabalho – M T E em Varginha.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para o trabalhador.

É o documento mais importante para a carreira profissional e para a obtenção de benefícios sociais pelo trabalhador, como Abono Salarial – PIS, Seguro-Desemprego, FGTS, financiamentos imobiliários, benefícios previdenciários. “A falta da CTPS também dificulta a colocação no mercado de trabalho”, explica Mário Ângelo Vitório, Gerente Regional do Trabalho em Varginha. “Além disso, a Carteira de Trabalho demonstra a experiência profissional perante os empregadores e a inclusão nas Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda”, completa Mário.

A nova CTPS é emitida por meio de um sistema informatizado que permite a integração nacional dos dados, impedindo as emissões em duplicidade. O sistema forma um banco de dados do trabalhador que contém informações de qualificação civil. Quando uma CTPS está aguardando entrega no M T E de Varginha ou qualquer outro posto, impede que o solicitante faça o pedido de uma nova em qualquer lugar do Brasil.

Por isso é importante que quem solicitou o documento vá retirar, para evitar restrições ou ainda prejuízo na busca de novo emprego.

Para retirar a CTPS é preciso fazer agendamento pelo site do M T E ou pelo telefone (35) 3212-7000. Quem não tiver o protocolo de atendimento, deve apresentar documento de identificação com foto e CPF.

Por semana o Ministério do Trabalho de Varginha emite 50 carteiras, que demoram de 3 a 5 dias úteis para ficar prontas. Podem solicitar a CTPS pessoas a partir dos 14 anos. Lembrando que com 14 anos somente poderá trabalhar como aprendiz.

A Carteira de Trabalho é fabricada pela Gerência Regional do Trabalho em Varginha e Agências Regionais do Trabalho da circunscrição, as quais atendem 52 cidades e ficam em Alfenas, Boa Esperança, Campo Belo, Caxambu, Lavras, Perdões, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações e Três Pontas.

O que pode ser feito no Ministério do Trabalho

Além de emissão de Carteira de Trabalho, é possível fazer os seguintes serviços no M T E:

  • Carteira de trabalho para estrangeiro.
  • Solicitação de Seguro-desemprego.
  • Recurso do seguro-desemprego
  • Registro profissional.
  • Informações sobre abono salarial.
  • Informações CAGED para trabalhador.
  • Orientações trabalhistas.
  • Mediações trabalhistas.

Endereço

O Ministério do Trabalho em Varginha fica na rua Deputado Ribeiro de Rezende, 359 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira de 07:00 as 19:00 (dependendo do tipo de atendimento).

Mais informações pelo telefone: (35) 3212-7000.

Comente e compartilhe.

Veja mais Notícias de Varginha.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome