Unidades Básicas de Saúde estão fazendo mamografias de rastreamento

Câncer de mama

As mamografias fazem parte das ações do Outubro Rosa, que foram adiantas em Varginha.

A Unidades Básicas de Saúde estão fazendo, desde agosto, mamografias de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos. Os exames fazem parte das ações do Outubro Rosa, que começaram mais cedo em Varginha.

As mamografias de rastreamento estarão liberadas nas Unidades de Saúde para aquelas mulheres que fazem o rastreamento a cada 24 meses.

De acordo com a enfermeira Andrea Maróstica, coordenadora da Atenção Básica, a prevenção é sempre o melhor caminho. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais chances de cura as mulheres têm e menos probabilidade de vir a óbito. Por isso, é importante que elas se cuidem”.

Para realizar o exame é preciso procurar as Unidades Básicas de Saúde, que vão liberar as guias e agendar os exames. Em Varginha a média de mamografias de rastreamento gira em torno de 240/mês.

Outubro Rosa

O objetivo da antecipação do Outubro Rosa é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre os tipos de câncer, que são um dos mais incidentes no Brasil.

Diferença entre Mamografia de Rastreamento e Mamografia de diagnóstico

Os dois tipos de mamografias são realizadas pelos SUS, mas cada uma é feita por um motivo específico.

Rastreamento: Realizada por mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama. É recomendada para mulheres de 50 à 69 anos de idade. Isso porque nessa faixa etária os benefícios do exame são maiores que os possíveis riscos.

Diagnóstica: Realizada por mulheres de qualquer idade quando há suspeita de câncer de mama.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome