Movimento Preta in Foco é criado para valorizar a mulher negra

O Preta in Foco quer mobilizar e empoderar as mulheres negras de Varginha e região.

Empoderar mulheres através de conhecimento sobre a cultura negra, autoconhecimento e amor próprio, este é o objetivo do movimento Preta in Foco, criado pela psicóloga de Varginha, Elaine Simeão.

“A  ideia do movimento surgiu com o processo de transição capilar que eu passei. Desde sempre eu alisava os cabelos e nunca tive coragem de assumi-los como são realmente. Em todo este processo estava envolvido a autoaceitação que deveria desenvolver em mim”, conta Elaine.

Depois de participar de um encontro onde só haviam mulheres negras, crespas e cacheadas nasceu um desejo de auxiliar mulheres que passavam pela mesma experiência. Paralelamente Elaine acompanhava movimentos de mulheres negras em outros estados, principalmente na Bahia. “Logo pensei: se eu não posso ir até lá por enquanto, vou fazer esses movimentos chegar até mim”, explica Elaine.

Nascia o Preta in Foco. O movimento tem um perfil no Facebook, com conteúdos relacionados à mulher negra e toda dificuldade existente no cotidiano.

“É essencial ter alguém que nos represente. Quando podemos nos ver como peça-chave para a transformação de alguém é maravilhoso. O Preta in Foco chegou pra fazer essa diferença na vida destas mulheres”, ressalta Elaine.

O Preta in Foco fará seu primeiro evento neste sábado, 22, no Oásis Café & Dança (Galeria Antares) em Varginha. Será um bate-papo sobre questões raciais e sessões de fotos com as meninas da cidade.

A equipe do projeto é formada por Elaine Simeão, idealizadora do projeto, psicóloga e palestrante; Edson Ferreira, gestor de marketing; Iara Soares, fotógrafa e agente de criação; e Sarah Silva, administrativo e planejamento.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome