Mutirão contra a Dengue, a Zika e a Chikungunya

Mutirão de limpeza irá conscientizar a população sobre a importância de combater o Mosquito Aedes Aegypti

dengue
dengue

Dengue, Zika e Chikungunya

Varginha participa, no dia 27 de janeiro, do 3º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Será um dia de limpeza e conscientização sobre a importância de evitar focos do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

“A nossa ideia é no dia 27 realizarmos um grande Mutirão de Limpeza, e ainda desenvolvermos uma ação nas escolas, com apoio da Secretaria de Educação, voltadas para nossos alunos, que são agentes multiplicadores de informação. Além disso, queremos dar ênfase a Febre Amarela,  com uma campanha acirrada nas unidades de saúde, para que possamos conseguir alcançar a meta de pessoas imunizadas. São ações que já ocorrem na nossa rotina, mas que merecem ser reforçadas”, explicou   o encarregado do setor de Vigilância Ambiental, José Donizeti Souza.

A ação é promovida pela EPTV e com as prefeituras da região. Cinquenta e nove cidades do Sul de Minas confirmaram que vão participar da ação.

Saiba mais sobre Dengue, Zika e Chikungunya:

A Dengue é considerada a doença mais grave. Os sintomas são de febre, dores no corpo (musculares), dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves pode causar hemorragias e até mesmo ocasionar a morte.

A Febre Zika tem sintomas mais leves, como febre baixa, olhos avermelhados e coceira característica e duram não mais que sete dias. Porém tem sido associada a casos de microcefalia e a síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré.

A Chikungunya causa febre e dores no corpo, mas dores principalmente sentidas nas articulações, os sintomas duram em torno de duas semanas, portanto as dores articulares podem durar meses. Casos de morte são raros, mas os sintomas causam ao infectado qualidade e disposição muito baixa.

Não existe medicamento ou vacina para tratar ou evitar alguma das doenças. O tratamento para dengue, zika e chikungunya são bem parecidos: cuidados pessoais, como repouso e a ingestão de bastante líquido, preferencialmente de água ou soro.

A melhor forma de prevenção é eliminar os locais propícios à multiplicação do mosquito Aedes.

Veja mais em Notícias

dengue

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome