Novas fotos de Nico Vidal entram em exposição no Museu de Varginha

Tropeiros em Varginha 1894 - Acervo Nico Vidal - Fundação Cultural de Varginha

A terceira exposição da Sala Nico Vidal com a mostra de 42 fotografias de Varginha do final do século XIX e início do XX e será inaugurada dia 17 de maio.

“O público poderá acessar todas estas fotos também online na página da Fundação Cultural, fazendo com que o acervo fique disponível a um número maior de pessoas”, explica Lindon Lopes, diretor da Casa da Cultura ao falar da exposição.

Lindon Lopes, diretor da Casa da Cultura

Uma das fotos retrata os tropeiros no ano de 1894. Até o início do século XX, eles eram os condutores de mulas ou cavalos que transportavam gado e mercadorias. Geralmente percorriam, em média, 40 km por dia. “Em Varginha, também naquela época, os tropeiros chegavam à cidade constantemente, sempre de chapelão, botas de couro altas e manta jogada no ombro. Os animais carregavam em seus lombos bolsões de couro, onde eram colocadas as comidas e as mercadorias a serem vendidas”, destaca Cláudio Henrique Martins, curador da mostra.

Antônio Vidal de Carvalho, o “Nico Vidal”, era conhecido como o “homem que carregava a história”. Sempre disposto a receber as pessoas e contar inúmeras curiosidades sobre Varginha, foi acumulando, ao longo de seus 99 anos, centenas de fotos, documentos, livros e jornais que retratam e descrevem períodos importantes da história de Varginha.

A nova exposição é parte da programação da 16º Semana Nacional de Museus. Este ano o tema do evento será “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Serviço
3ª exposição de fotos de Nico Vidal
De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O Museu funciona junto à Casa da Cultura, na Praça Governador Benedito Valadares, 141, no centro (logo abaixo da Igreja Matriz).
A entrada é franca.

Veja mais Notícias de Varginha.

Acompanhe as notícias no Facebook Varginha Digital.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome