A terceira exposição da Sala Nico Vidal com a mostra de 42 fotografias de Varginha do final do século XIX e início do XX e será inaugurada dia 17 de maio.
“O público poderá acessar todas estas fotos também online na página da Fundação Cultural, fazendo com que o acervo fique disponível a um número maior de pessoas”, explica Lindon Lopes, diretor da Casa da Cultura ao falar da exposição.

Uma das fotos retrata os tropeiros no ano de 1894. Até o início do século XX, eles eram os condutores de mulas ou cavalos que transportavam gado e mercadorias. Geralmente percorriam, em média, 40 km por dia. “Em Varginha, também naquela época, os tropeiros chegavam à cidade constantemente, sempre de chapelão, botas de couro altas e manta jogada no ombro. Os animais carregavam em seus lombos bolsões de couro, onde eram colocadas as comidas e as mercadorias a serem vendidas”, destaca Cláudio Henrique Martins, curador da mostra.
Antônio Vidal de Carvalho, o “Nico Vidal”, era conhecido como o “homem que carregava a história”. Sempre disposto a receber as pessoas e contar inúmeras curiosidades sobre Varginha, foi acumulando, ao longo de seus 99 anos, centenas de fotos, documentos, livros e jornais que retratam e descrevem períodos importantes da história de Varginha.
A nova exposição é parte da programação da 16º Semana Nacional de Museus. Este ano o tema do evento será “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Serviço
3ª exposição de fotos de Nico Vidal
De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O Museu funciona junto à Casa da Cultura, na Praça Governador Benedito Valadares, 141, no centro (logo abaixo da Igreja Matriz).
A entrada é franca.
Veja mais Notícias de Varginha.
Acompanhe as notícias no Facebook Varginha Digital.