Coronavírus: Varginha tem ocupação de 100% dos leitos de UTI

Publicidade

A situação da ocupação dos leitos de UTI também é crítica em outras cidades do Sul de Minas.

Varginha está com ocupação máxima dos leitos de UTI destinados ao tratamento do coronavírus. A informação é do Painel de Monitoramento dos Casos do Covid-19 em Minas Gerais, que pode ser acessado neste link.

No domingo, 14 de março, o prefeito Vérdi Lúcio Melo anunciou a criação de 12 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha por meio de um vídeo, publicado nas suas redes sociais. Na ocasião ele fez um apelo para que a população colaborasse e seguisse os protocolos sanitários, usasse máscara de proteção de maneira correta (sobre o nariz e a boca) e a correta higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Em entrevista coletiva no dia 16 de março, durante o anúncio do Decreto Municipal Emergencial, Vérdi reforçou a informação da criação dos leitos e comunicou que estarão prontos para atender os pacientes na próxima semana.

Até sexta-feira, 19, estavam internados em Varginha 61 pacientes, sento 21 em UTI e 40 em enfermarias.

Publicidade

Situação do Sul de Minas

O Painel de Monitoramento dos Casos do Covid-19 em Minas Gerais é atualizado com frequência pelas prefeituras e mostra que a situação também é crítica em outras cidades do Sul de Minas. Itajubá também chegou a 100% da sua ocupação, seguido de Pouso Alegre (95,56%), Três Corações (85%), Três Pontas (85%), Poços de Caldas (84%). Veja os números do Sul de Minas abaixo

Fonte: Painel de Monitoramento dos Casos de Covid-19/SES/MG

Como se prevenir contra o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  4. Ficar em casa quando estiver doente.
  5. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Fonte MS

Todas as informações sobre o coronavírus podem ser esclarecidas pela Secretaria de Saúde, evitando informes não oficiais. Relacionamos abaixo, orientações básicas e importantes para o controle da doença.

Secretaria Municipal de Saúde
Setor de Epidemiologia/Atenção Básica
Falar: com Paula – Patrícia – Roseane

Setor de Epidemiologia: 3690 – 2215
Atenção Básica: 3690 – 2072
Celular de Plantão: 9.8469 – 1901 e 9.8464 – 8170


Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui