Miguel
Miguel de Castro Borges foi o único aluno da rede pública de Varginha premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática. Foto: Arquivo pessoal

Vários estudantes do Sul de Minas também conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Um aluno de Varginha está entre os medalhistas da edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A premiação é concedida pelo Instituto Mineiro de Psicologia Aplicada (Impa) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Publicidade

Miguel de Castro Borges, da Escola Municipal São José conquistou medalha de bronze. Ele foi o único estudante de rede pública de Varginha a ser premiado. Além de medalhista, ele também passou no processo seletivo do Cefet ,para o curso de edificações.

Junto com os outros medalhistas será convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic), onde terá a oportunidade aprofundar seus estudos na matemática e receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100.

Luan Henrique Teodoro Santos. Foto: Arquivo Pessoal

Outro aluno da Escola Municipal São José, Luan Henrique Teodoro Santos, recebeu menção honrosa na Obmep. De acordo com a professora de matemática da escola, Luciane da Silva Carvalho Miguel, a preparação vem sendo feita de forma continuada por muitos anos e muito empenho por carte dos alunos.

“Fizemos um estudo diferenciado do conteúdo, estimulando sempre o raciocínio lógico matemático. Estou muito orgulhosa, fechando meu ciclo com chave de ouro. Depois de 34 anos de sala de aula, me aposento com meu aluno medalhista de bronze com peso de ouro”, afirma a professora, que reforça a importância do ensino público de qualidade.

Vários alunos da rede pública no Sul de Minas também conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. A lista com os premiados pode ser conferida nesse link.

Publicidade

Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 5.190 menções honrosas para estudantes de todo o país. Há ainda premiações para professores, escolas e secretarias de Educação que se destacaram pelo desempenho dos estudantes.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Direcionada a todas as escolas públicas do Brasil, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em sua 17ª edição, que reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. As cerimônias de premiação da 17ª Obmep acontecerão em data a ser definida pela organização.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade