Plano de Contingência para vacinação contra a Covid-19 de Varginha está estruturado

Varginha - MG
Foto: Varginha Digital.
Publicidade

O plano para a vacinação contra a Covid-19 visa descentralizar e otimizar recursos humanos e materiais.

Com a expectativa da aprovação da vacina contra a Covid-19, várias cidades já estão preparando planos de contingência para iniciar a campanha de vacinação. Em Varginha o plano começou a ser estruturado em outubro.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz  Carlos Coelho, Varginha possui uma estrutura de rede de frios que contém 28 câmaras já adquiridas e em funcionamento, adequada às normas da RDC 197/2017 para o armazenamento e conservação de imunobiológicos, sendo previsto também toda a logística de insumos em geral para efetivação da vacinação.

Publicidade

O plano contempla a otimização da Unidade Central de Imunizações, que atualmente funciona na Policlínica Central e das salas de vacina, com ampliação e utilização das salas de vacina nas UBS’s do Município. 

A ideia é descentralizar e otimizar os recursos humanos e materiais disponíveis nas salas de vacina, de modo que as pessoas tenham pontos de vacinação próximos de casa, além daqueles extras criados através da Unidade Itinerante de Imunizações e da Unidade Central de Vacinas.

“Ainda não conhecemos as vacinas que serão implantadas, uma vez que os estudos ainda apontam para que aguardemos o sinal verde da ANVISA com relação ao que o Ministério da Saúde vai proporcionar. Então, toda aquisição de vacinas e distribuição aos Estados, e dos Estados aos Municípios é do Programa Nacional de Imunizações, a quem compete a seleção desses insumos e a aquisição”, explica o secretário.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome