Plano de emergência da barragem da PCH de VGA não foi apresentado

Empresa diz que apresentou o plano de emergência para as prefeituras de Varginha e Elói Mendes.

A CPFL Renováveis, responsável pela barragem da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Boa Vista II, em Varginha, não apresentou o plano de emergência para os moradores ribeirinhos.

Os moradores da região do Rio Verde onde está a barragem estão apreensivos após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Estima-se que a população ribeirinha seja de cerca de 150 a 200 moradores, todos num raio de 15 quilômetros, após a barragem.  Nenhum deles teve acesso a um plano de ação emergencial.

O que diz a CPFL Renováveis

A CPFL Renovaveis informou que apresentou um plano de ação emergencial à Supram, a Superintendência Regional de Regularização Ambiental. Esta ação é uma exigência para conseguir o licenciamento ambiental para a construção da central hidrelétrica

A companhia informou que também cadastrou esse plano nas prefeituras de Elói Mendes e Varginha.

A empresa informou ainda que a central hidrelétrica é devidamente monitorada. É inspecionada e atende aos parâmetros de segurança estabelecidos pela legislação brasileira.

A Prefeitura de Varginha

O secretário de Planejamento de Varginha, José Manoel Magalhães Ferreira explicou que o prefeito e todos os secretários tomaram conhecimento da chegada do plano de emergência. O documento foi analisado pelas secretarias de de Obras, de Planejamento, de Indústria e de Meio Ambiente.

Ainda segundo o secretário, os moradores só não foram informados porque ainda faltam duas etapas. Uma de elaboração de um plano de contingência e outra de uma simulação de emergência, aí sim, com a população envolvida.

O próximo plano está sendo construído pela prefeitura, CPFL, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil.

Já a Prefeitura de Varginha informou que uma reunião com a CPFL deve acontecer na próxima sexta-feira (8), quando a Defesa Civil receberá o material dos planos de contingência.

Com informações do G1.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome