Plataforma Aprova Digital oferece serviços digitais para autorização para obras em Varginha

Publicidade

Os serviços digitais podem ser solicitados pelo computador ou celular 24 horas por dia.

A Secretaria de Planejamento Urbano de Varginha acaba de lançar a plataforma Aprova Digital, que oferece 11 serviços digitais para proporcionar mais agilidade em análises e pedidos relacionados à construção civil na cidade. Para usar a plataforma basta entrar no site da prefeitura, neste link, e fazer o cadastro gratuitamente.

Os serviços disponíveis são:

Alvará de Construção
Habite-se/Certidão de Término de Obra
Correção em Processo Digital
Solicitação de Cancelamento
Inclusão de Processos de Alvará de Construção Físicos
Inclusão de Processos de Habite-se Físicos
Solicitação de Loteamento
Solicitação de Diretrizes Urbanísticas
Apresentação de Anteprojeto
Apresentação de Projeto Executivo
Unificação/Desmembramento de Lotes

O objetivo do Aprova Digital é reduzir o tempo de espera para emissão de alvarás, habite-se e outros documentos. A tecnologia substitui requerimentos físicos e impressos – que até então eram aceitos somente no balcão da prefeitura – por formulários digitais e automáticos que podem ser preenchidos pelo computador ou celular, 24 horas por dia.

Publicidade

Antigamente, era preciso envolver cerca de 11 servidores para emitir um alvará, por exemplo. Até passar pelas etapas de fiscalização, análise, aprovação e cadastro técnico, o cidadão levava cerca de 4 meses para ser atendido.

Com o novo sistema o tempo de análise de um processo protocolado no sistema é de 1 dia e 3 horas. Já o deferimento – ou seja, a aprovação do pedido ou liberação do documento solicitado – acontece em aproximadamente 29 dias.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Varginha, Ronaldo Lima, a tecnologia permitiu executar procedimentos técnicos em um único software, gerando rapidez e economia para servidores e cidadãos.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui