Prefeitura completa galeria de ex-prefeitos de Varginha

Publicidade

A única foto que faltava na galeria, era do ex-prefeito de Varginha Alfredo Lobo, que governou a cidade em 1945.

Em 2018, a Prefeitura inaugurou a galeria de fotos dos ex-prefeitos de varginha no hall de entrada da sede, na Vila Paiva. Nnaquela data não foi encontrada a fotografia de um dos ex-prefeitos, Alfredo Lobo que governou a cidade em 1945.

Naquela ocasião, a iniciativa da galeria foi do então Diretor Superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, que ficou inconformado com a falta de uma foto na galeria, deixando-a incompleta.

Galeria de Fotos ex-prefeitos de Varginha

Neste ano de 2021, ao retornar à Prefeitura, agora como Secretário Municipal de Controle Interno, Leandro Acayaba revelou toda a história à servidora Carina Carvalho Tavares, assessora de gabinete, que se interessou pela história e se prontificou para fazer uma pesquisa, investigando a árvore genealógica do ex-prefeito Alfredo Lobo, na busca de algum dos descendentes que pudesse fornecer a foto faltante.

Inicialmente, Carina pesquisou no site familysearch.org, que é o maior banco de dados genealógicos do mundo, tendo sido criado e mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde encontrou as fichas de registro dos jazigos do Sr. Alfredo e de sua filha no cemitério do Bonfim, na cidade de Belo Horizonte.

Publicidade

Com base nessas informações, a servidora passou a investigar em redes sociais, ferramentas de busca, fez ligações e enviou mensagens, até que, finalmente, encontrou o filho do ex-prefeito, Sr. Achilles Lobo, com o qual conversou por telefone e, de maneira muito atenciosa e prestativa, ele se dispôs a fornecer dados e a fotografia de seu pai.

A seguir, o e-mail enviado pelo filho do ex-prefeito Alfredo Lobo à servidora Carina:

“Não sei se te chamo de senhora ou senhorita e então tomo a liberdade de chamá-la de amiga.

Segue o retrato de meu pai.

[…]

Mas vamos lá. O pouco que sei. 

Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1900 e faleceu no ano de 1970.

Formou em 1920 na escola de engenharia que mais tarde foi anexada a UFMG.

Completou seus estudos em Berlin, Alemanha, onde ficou por dois anos e mais dois anos em Málaga, na Espanha.

Voltando ao Brasil se empregou no Departamento de Águas e Energias de Minas Gerais, mais tarde Cemig, na Secretaria de Viação e Obras Públicas..

Nas oficinas da Escola de Engenharia projetou e construiu as torres de transmissão de energia elétrica, usadas até hoje. Na época do Governo de Benedito Valadares foi nomeado Prefeito de VARGINHA e levou toda a família, cidade na qual passei um dos períodos mais felizes de minha infância.. Adorava ir no “virador” para ver as locomotivas da Rede Mineira de Viação serem “rodadas” no “virador”. Voltando para Belo Horizonte, já no Governo de Juscelino foi nomeado Secretário de Estado.

Esse pouco é o que eu lembro e gostaria de agradecer à amiga essa honraria que esta sendo prestada ao meu pai.

Muito obrigado

Achilles Lobo”

Foto de Alfredo Lobo ex-prefeito de Varginha
Alfredo Lobo ex-prefeito de Varginha

Em uma cerimônia interna que contou com as presenças do prefeito Vérdi Lúcio Melo, do vice-prefeito Leonardo Ciacci, do secretário municipal de Governo Honorinho Ottoni, além de servidores da Secretaria Municipal de Controle Interno como a responsável pela aquisição da foto de Alfredo Lobo, Carina Tavares,  Leandro Acayaba afirmou “fiquei emocionado e realizado em poder contribuir mais uma vez com o resgate e preservação da história de Varginha através da servidora Carina, minha assessora na Secretaria, que, de maneira dedicada e eficiente, realizou toda a investigação até chegar à fotografia e merece os nossos agradecimentos e aplausos”.

Carina Carvalho Tavares declarou “foi a realização de um trabalho que abracei com grande satisfação e cuja conclusão contou com a gentileza incondicional do Sr. Achilles Lobo. Espero ter contribuído com o patrimônio histórico-cultural da nossa cidade.

O prefeito Vérdi Melo em seu breve discurso lembrou que a Galeria foi inaugurada na Administração do então prefeito Antônio Silva e ressaltou que definitivamente Varginha ganha com essa galeria de fotos, agora completa, pois trata-se da história do município. Já Honorinho Ottoni, agradeceu o empenho de Leandro Acayaba que é um historiador nato que tem contribuído sobremaneira com Varginha e também de Carina que demonstrou interesse em realizar a pesquisa.

Galeria de fotos ex=prefeitos de Varginha completa
Secretário de Governo Honorinho Ottoni, o prefeito de Varginha Vérdi Melo, a servidora Carina Tavares, o secretário de Controle Interno Leandro Acayaba e o vice-prefeito Leonardo Ciacci

Veja também:


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui