Prefeitura de Varginha compra testes para confirmação do coronavírus

Publicidade

O prefeito também autorizou a compra de testes rápidos para detectar a presença de reações imunológicas, que indicam contato com o vírus.

A Prefeitura de Varginha anunciou que comprou 60 kits de testes RT- PCR para confirmação do coronavírus. A iniciativa visa acelerar a identificação dos casos e promover a maior rastreabilidade do Covid-19.

Inicialmente os testes serão realizados apenas nos casos graves, que estão internados e necessitam de confirmação diagnóstica. Os kits já estão disponíveis no Hospital Bom Pastor e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e os testes seguirão os protocolos já instituídos.

Publicidade

O teste RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), é colhido por meio de Swab (cotonete) a secreção da nasoorofaringe. Este método identifica a presença do vírus, sendo o mais preciso (padrão ouro).

Trata-se do teste usado na maior parte da rede de saúde, incluindo hospitais renomados como Albert Einstein (SP) e o Sistema Único de Saúde (SUS). É a mesma técnica para identificação utilizada em outros países.

Testes rápidos

O prefeito Vérdi Melo autorizou também a aquisição de outros 100 testes rápidos, para detectar a presença de reações imunológicas, que indicam que o paciente pode ter tido contato com o vírus.

Os resultados destes testes saem em 2 horas e deverão ser usados para testagem dos profissionais de saúde da linha de frente de atendimento da rede pública de Varginha.

Publicidade

A ideia é que, diante de uma suspeita, haja comprovação rápida para isolamento e recuperação, podendo esses profissionais retornarem às funções no enfrentamento. Estes insumos estarão disponíveis a partir do dia 14 de abril próximo.

A compra dos kits faz parte de mais uma medida adotada por orientação do Comitê Municipal de Enfrentamento do Novo Coronavírus, sendo a aquisição realizada ainda no mês de março, antes da orientação e indicação do Ministério da Saúde.

Com informações Assessoria de Imprensa Prefeitura de Varginha.

Curta o Varginha Digital no Facebook e fique por dentro das melhores notícias de Varginha e Região. Varginha em um clique!

Publicidade

Publicidade