Prefeitura de Varginha investe em hortas comunitárias como inclusão social e produtiva

Publicidade

O Programa de Hortas Comunitárias incentiva projetos que visam a produção de alimentos com a participação da comunidade em Varginha.

Varginha apresenta as principais características para dar continuidade ao pleno desenvolvimento de projetos da Agricultura Urbana e Periurbana – AUP. Sendo assim, a Prefeitura deu o primeiro passo a partir da Lei 6.531/2018 que criou o Programa de Hortas Comunitárias – PROHORTA.

Agora, com organização, planejamento e incentivos para o desenvolvimento das iniciativas, serão implementadas as hortas comunitárias que são uma política pública para produção de alimentos com efetiva participação da comunidade por meio de trabalho voluntário, podendo ser implementadas em áreas públicas no perímetro urbano ou em condomínios.

O PROHORTA já está promovendo a conscientização e a capacitação dos interessados, incentivando a produção de alimentos sem agrotóxicos para uma alimentação saudável, gerando oportunidade de ocupação e renda, bem como a integração e organização em comunidade visando a educação ambiental e o aumento na qualidade de vida.

Os interessados devem procurar pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SEAGRI, na Rua Presidente Antônio Carlos 356 – Centro, telefone de contato 35 3690 2031 – 3690 2349.

Publicidade

Agricultura Urbana e Periurbana

A Agricultura Urbana e Periurbana promove a interação das pessoas com a natureza através de práticas que proporcionam benefícios físicos e mentais. Além da produção de alimentos para o consumo próprio, a AUP oferece vários benefícios ambientais, sustentáveis e educacionais, bem como a possibilidade de renda pela comercialização de
seus produtos.

Projetos que visam a produção de alimentos com a participação da comunidade em áreas próximas às suas casas promovem a inclusão social e a segurança alimentar.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) considerou a AUP uma importante ação integrante de políticas de desenvolvimento sustentável, tendo em vista a segurança alimentar e nutricional, elementos fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar social.

HORTAS COMUNITÁRIAS, PLANTE ESSA IDEIA! VENHA PARTICIPAR!

# hortas comunitárias varginha


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui