Prefeitura de Varginha realiza Mutirão de Cirurgia da Catarata

catarata
foto ilustrativa

As consultas pré-operatórias já estão sendo feitas. As cirurgias de catarata começam no dia 24, no Hospital Bom Pastor

A Secretaria de Saúde de Varginha está realizando dois Mutirões para realização de Cirurgias Corretivas de Catarata. O primeiro é em parceria com o Governo do Estado e atenderá a Microrregião cidades de Varginha, Elói Mendes, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí e Monsenhor Paulo, tendo sido o município contemplado com 116 cirurgias.

Sabendo que este número seria insuficiente a Prefeitura de Varginha implementou o segundo Mutirão e com base em seu banco de dados pactuou com recursos próprios a realização de mais 600 cirurgias, ação que beneficiará pessoas que não poderiam ser atendidas e assim levar qualidade de vida e em muitos casos um novo recomeço.

Catarata é uma doença que causa cegueira e em muitos casos pode ser reversiva com o implante de uma lente nos olhos. As avaliações estão sendo realizadas desde o mês de fevereiro pelo Instituto Maltez, em Varginha.

São avaliados vários critérios como o mapeamento de retina, fundo de olho, diabetes, glaucoma, cálculo da lente que deverá ser colocada”, explica o médico oftalmologista José Maltêz. Ele revela que alguns casos chamam muito a atenção. “Tem idosos que não viram ainda os netos e a expectativa é imensa diante da possibilidade de enxergar novamente”, conta. O médico diz ainda que tem muitas pessoas que não enxergam absolutamente nada. “Os depoimentos são emocionantes e todos estão muito satisfeitos”, diz.

As cirurgias estão programadas para iniciar no dia 24 de março, no Hospital Bom Pastor.

O prefeito em exercício, Vérdi Melo, ressalta a importância da realização desta ação para que as pessoas com Catarata tenham a oportunidade de voltar a enxergar e ter qualidade de vida e autonomia para realização das tarefas diárias. “A Prefeitura mais uma vez destinou todos os esforços para beneficiar a população na área da saúde e agora consegue atender 600 pessoas; quem tem alguém na família que tem catarata sabe da importância dessa cirurgia para o dia-a-dia”, enfatiza Vérdi.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que para ter acesso às cirurgias, os pacientes devem ser encaminhados por médicos da Rede de Saúde Municipal de Varginha, ser morador da cidade e ter Cartão SUS atualizado.

É necessário reforçar que Varginha sempre manteve programa para Cirurgias de Catarata por meio de pactuação com uma Clínica de Oftalmologia de Itanhandu, realizando estes procedimentos naquele município, arcando com os custos, porém, os números eram insuficientes para zerar a fila.

O Mutirão de Catarata terá enorme impacto social nas vidas dos pacientes razão pela qual a administração pública buscou oferecer esta ação de saúde a população.

Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Varginha pelo telefone 3221-9637.

Curta o Varginha Digital no Facebook e no Instagram
Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome