Prefeitura divulga nota sobre ampliação do horário do comércio de Varginha

Comércio
Foto: Estela Torres.

Decisão de ampliar o horário do comércio está sendo avaliada pelos órgãos técnicos de Varginha.

A Prefeitura de Varginha divulgou nota na sexta-feira, 5, sobre a notícia divulgada pelo Presidente da ACIV, na qual diz que o comércio passará a funcionar a partir de 15 de junho, das 10h às 19h, de segunda a sexta, com uma hora para o almoço e, aos sábados, das 9h às 14h, por deliberação do “Comitê de enfrentamento ao Coronavírus”.

De com a Prefeitura a proposta está sendo analisada pelos órgãos técnicos do município, uma vez que a Vigilância Sanitária, Posturas e Guarda Municipal estão avaliando protocolos, e a Procuradoria Geral do Município está fazendo a necessária análise de legalidade do ato e qual sua extensão legal e jurídica.

Portanto, a ampliação do horário, sugerida pelo “Gabinete Especial de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus”, condiciona-se à análise técnica e jurídica dos órgãos acima referenciados e, após, autorização do Prefeito Municipal, com a expedição do decreto respectivo, não se podendo fazer quaisquer afirmativas de que o horário será estendido antes que o ato normativo seja publicado.

Veja a nota divulgada pela Prefeitura de Varginha na íntegra:

“A Prefeitura de Varginha vem a público a fim de prestar esclarecimentos com relação à notícia que foi veiculada para a imprensa e redes sociais pelo Presidente da ACIV, na qual diz que o comércio passará a funcionar a partir de 15 de junho, das 10h às 19h, de segunda a sexta, com uma hora para o almoço e, aos sábados, das 09h às 14h, por deliberação do “Comitê de enfrentamento ao Coronavírus”.

Em verdade, o “Gabinete Especial de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus”, é órgão especial e temporário, criado pelo Decreto Municipal nº 9.776/2020, com o fim de assessorar o Prefeito Municipal na tomada de decisões referentes às ações de combate e prevenção ao Coronavírus, uma vez que decisão e edição de Decretos Municipais cabem, por determinação legal (Lei Orgânica do Município), exclusivamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal.

Nesse sentido, sempre e com o fim de democratizar as decisões e ações neste momento extraordinário, o Prefeito resolveu, antes de decidir, ouvir setores diversos da sociedade, instituindo referido Gabinete, o qual é composto por 23 membros, sendo a maioria de profissionais da área da Saúde, sob a Coordenação do Secretário Municipal de Saúde.

Na presente data (05/06/2020), o “Gabinete Especial de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus” se reuniu, das 9h às 11h30, tendo, por votação da maioria, sugerido ao Prefeito Municipal que o horário do comércio seja ampliado, a fim de diluir a concentração de pessoas, sugerindo, ainda, o horário já referenciado, a fim de que não coincida com o encerramento das atividades de outros setores da economia local. O “Gabinete Especial” sugeriu, ainda, que as atividades do Shopping local possam se realizar também aos domingos.

Assim, a proposta realizada pelo “Gabinete Especial”, está sendo analisada pelos órgãos técnicos do Município, uma vez que a Vigilância Sanitária, Posturas e Guarda Municipal estão avaliando protocolos, e a Procuradoria Geral do Município está fazendo a necessária análise de legalidade do ato e qual sua extensão legal e jurídica.

Portanto, a ampliação do horário, sugerida pelo “Gabinete Especial de Combate à Crise Causada pelo Coronavírus”, condiciona-se à análise técnica e jurídica dos órgãos acima referenciados e, após, autorização do Prefeito Municipal, com a expedição do decreto respectivo, não se podendo fazer quaisquer afirmativas de que o horário será estendido antes que o ato normativo seja publicado.

Prefeitura Municipal de Varginha”


Veja também

whatsapp varginha digital noticias
logo varginha digital

Acompanhe as melhores notícias diariamente aqui no Varginha Digital.
Informação com credibilidade sobre Varginha e região direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Siga-nos nas Redes Sociais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome