Prefeitura de Varginha promove Campanha de Prevenção do Câncer

Ações da Campanha de Prevenção do Câncer acontecem em outubro.

A Prefeitura de Varginha lança, em outubro, uma Campanha de Prevenção do Câncer. As ações acontecem em todas as unidades de saúde da cidade. O objetivo é realizar ações educativas, orientações para o auto exame da boca e exames clínicos.

Os exames clínicos serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro, quarta e quinta-feira. Para fazer os exames não é necessário agendar o atendimento, basta ir em uma unidade de saúde e aguardar para ser atendido.

Serão realizadas, ainda, ações educativas, orientações para o auto exame da boca.

Câncer bucal

Dados dos Registros de Câncer de Base Populacional mostram que o câncer de boca ocupa o 4º lugar entre os tipos de câncer mais incidentes em homens.

Além disso, a maioria dos pacientes chegam aos hospitais em fase avançada. O tratamento deixa de ser preventivo e passa a ser curativo conservador.

Neste estágio tornando-se mutilante e o tempo e a qualidade de vida dos pacientes é muito reduzido.

Sintomas

Devem procurar as unidades as pessoas que tenham identificado, em seu rosto, pescoço, lábios ou no interior da boca:
– manchas
– alterações de cor
– irritações
– feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias.

Ou, ainda, portadores de próteses mal adaptadas que estejam traumatizando a mucosa bucal.

Lembrando que, pessoas acima de 40 anos, fumantes, alcoolistas e que estejam expostos ao sol sem proteção, fazem parte do grupo de risco, estão mais sujeitos a desenvolver a doença.

Saúde Bucal de Varginha é premiada como a melhor de MG

Varginha levou o 1º lugar na Etapa Estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal no grupo de municípios de 50.001 a 300 mil habitantes.

O resultado foi divulgado pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) e o prêmio contempla cidades com iniciativas bem-sucedidas na área de saúde.

São avaliados critérios como percentual de financiamento do município em saúde, política municipal de saúde, controle social, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde, vigilância em saúde bucal, desprecarização do trabalho profissional, remuneração e educação permanente.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome