Prefeitura suspende aulas dos alunos de 0 a 3 anos

Cemei Novo Tempo em Varginha
Foto: Prefeitura de Varginha
Publicidade

Com a decisão os CEMEIS, onde os alunos de 0 a 3 anos estudam, estarão fechados por pelo menos 15 dias.

A Prefeitura de Varginha anunciou nesta quinta-feira, 26, a suspensão das aulas dos alunos de 0 a 3 anos. Com a decisão os CEMEIS estarão fechados por pelo menos 15 dias, a partir de 31 de maio.

A ação foi resultado de uma reunião entre o Prefeito de Varginha, Vérdi Melo; o Vice-Prefeito, Leonardo Ciacci; o Procurador-Geral do Município, Evandro Santos; a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Nara Alvarenga; e Secretária Municipal de Educação Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza com todos os diretores da rede pública municipal de ensino na última terça-feira, 25, para avaliar a questão.

Publicidade

De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, pesou na decisão o aumento dos casos de síndromes respiratórias em geral, normais com a aproximação do inverno, aliado ao aumento dos casos de transmissão da Covid-19, especialmente após o “Dia das Mães”, quando não houve observância efetiva às medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades sanitárias. Ainda segunda a nota, embora os patamares de contaminação estejam elevados, estão controlados.

“O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicossocial da criança de zero a três anos envolve questões importantes no processo de ensino aprendizagem, onde os professores criam estratégias para garantia desse aprendizado. Porém, esse abrange na maioria das vezes o contato físico, e nesse momento pandêmico, queremos reduzir quaisquer contatos físicos entre crianças e educadores, privilegiando a segurança para todos, motivo pelo qual optamos por suspender temporariamente o ensino híbrido para essas crianças, dando continuidade ao ensino remoto”, explica a Secretária da Educação, Profa. Gleicione Souza.

Adesão ao sistema híbrido

O vereador Professor Rodrigo Naves contou para a reportagem do Varginha Digital que se encontrou com a secretária municipal de educação, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, no dia 19 de maio, última quarta-feira. Ele procurou a líder da pasta para expressar a preocupação com as aulas presenciais para os alunos das CEMEIS.

“Ela entendeu o motivo da apreensão das aulas nos CEMEIS”, disse o vereador, que contou ainda que todas as escolas da rede municipal estão fisicamente preparadas para o retorno seguro das aulas, seguido todos os protocolos de segurança.

O legislador tem visitado várias escolas e percebido a baixa adesão ao retorno presencial. Em algumas escolas há poucos alunos por professores, inclusive com casos em que nenhum aluno da turma retornou ao modo presencial.

“Tenho ouvido os professores e funcionários das escolas, o que eles mais pedem é a vacina. Mas eu conversei com o Prefeito Vérdi disse que tem o dinheiro, mas não tem onde comprar a vacina”, ressalta o vereador.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Varginha – SINPROMAG, desde do início do ensino híbrido, 13 servidores e 3 alunos testaram positivo para a Covid-19. Dois destes servidores estão internados e outros 10 alunos estão em isolamento, aguardando para fazer exames.


Veja também

Siga-nos no Google News

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome