Projeto Brasileirinhos faz oficina de música na E.M. Matheus Tavares

Grupo Brasileirinhos ensinará como fazer instrumentos com materiais recicláveis.

Sexta-feira, 31, é dia de música para cerca de 50 alunos da E. M. Matheus Tavares. Eles participarão do Projeto Brasileirinhos, que leva oficinas de música para vários cantos da cidade.

Durante oficina os alunos conhecerão a história do Choro (gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX), assistirão a um pocket show e construirão instrumentos de percussão com materiais recicláveis, com os quais tocarão com o grupo Brasileirinhos.

O grupo Brasileirinhos é formado por Leonardo Souza Lopes, no cavaco e bandolim; Bruno Vieira, na percussão; Felipe Rossi, na flauta; e Homil Jr., nas sete cordas. “Como todos os quatro músicos têm sólida formação técnica, isso facilita a condução das oficinas. Reza a lenda que não há um só brasileiro que não conheça um chorinho”, comenta o músico Leonardo Souza Lopes, que é o autor do projeto.

O projeto começou em junho e já passou pelas escolas municipais “Emílio Justiniano de Rezende Silva”, “Paulo Cândido de Figueiredo”, “Dr. Jacy de Figueiredo / CAIC I” e “José Camilo Tavares”.

As próximas oficinas serão nas escolas “Profª Maria Apª de Abreu” (21/09), “Profª Helena Reis – CAIC II” (28/09) e “Antônio de Pádua Amâncio” (04/10).

O grupo Brasileirinhos fará ainda apresentações no Varginha Acessível (15/09), no Lar São Vicente de Paulo (29/09), na Feira Literária (24/10) e no 5ª da Boa Música (22/11). Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site bit.ly/projetobrasileirinhos

A iniciativa é viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa Inter Aduaneira.

Veja mais em Notícias de Varginha.

Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp?

Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome