Projeto do CEFET-MG Varginha auxilia varejistas a digitalizar seus negócios

Publicidade

Saiba mais sobre o projeto “Estratégias de comércio em tempos de pandemia da covid-19″ do CEFET-MG de Varginha.


Um projeto de estudantes e professores do campus Varginha do CEFET-MG está auxiliando pequenas empresas varejistas a reverem seus modelos de negócio devido aos fechamentos dos comércios em função da pandemia. O projeto de extensão “Estratégias de comércio em tempos de pandemia da covid-19” foi um dos seis da Instituição aprovados no Programa IF Mais Empreendedor Nacional.
 
A atividade é coordenada pelos professores Lázaro da Silva e Eduardo Carvalho e conta com a participação de seis estudantes bolsistas. Em uma primeira etapa, o projeto identificou ferramentas digitais que podem auxiliar os varejistas a manterem seu comércio on-line. Foi criado um site para disponibilizar materiais que pudessem orientá-los.
 
Em 2021, já em sua segunda etapa, o projeto passou a assessorar diretamente seis empresas: uma no ramo de higiene e beleza de animais (banho e tosa), uma empresa de costura e artesanato, duas na área de estética e cuidados com a beleza, um bar e restaurante e um despachante.
 
Os professores e estudantes do CEFET-MG fizeram pesquisas e levantamentos observando, por exemplo, o perfil dos clientes atuais de cada um destes comércios, a atuação deles na região em que estão inseridos e analisaram quais ações poderiam alavancar sua atuação no mercado.

Foram realizadas ações de marketing em redes sociais, como atendimento pelo WhatsApp Business, estabelecimento de parcerias, criação de sites institucionais e aplicativo para controle de clientes. Os estudantes criaram, ainda, um Business Model Canvas de cada empresa apoiada, buscando ajudar os empreendedores a repensar sua atuação no mercado.
 
Segundo o coordenador da ação, professor Lázaro da Silva, o projeto tem causado um impacto muito positivo nas empresas, além de ter contribuído para a formação dos alunos. “As ações de extensão possibilitam à universidade ficar mais próxima da comunidade”, afirma. “É uma experiência valiosa que pode marcar positivamente a vida dos estudantes, tornando-os profissionais mais humanos e empáticos em suas atuações”.
 
Saiba mais
 
Confira depoimentos dos empreendedores auxiliados no projeto (www.youtube.com/watch?v=uqJZOUaIYuU)
 
Conheça todas as iniciativas do CEFET-MG selecionadas no Programa IF Mais Empreendedor Nacional (www.cefetmg.br/noticias/microempreendedores-e-empresas-recebem-consultoria-de-projetos-do-cefet-mg/)


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Publicidade

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui