Ações em comemoração ao Outubro Rosa começaram nesta quinta, 4 de outubro.
Durante o Outubro Rosa o Programa Saúde da Família – PSF – Rio Verde estará com uma intensa programação. As atividades começam nesta quinta-feira, 4 de outubro.
Na manhã desta quinta aconteceu o Encontro de mulheres, para debater sobre a importância do auto exame e direitos da mulher com câncer no INSS.
Houve ainda distribuição de brindes e a construção da árvore “Mãos Amigas”. “Teremos a distribuição de vasinho de plantas suculentas. Será uma festa muito bonita, e por uma ótima causa”, conta a enfermeira Ana Alice Caovila Pereira, do PSF Rio Verde.
Para os dias 22 e 31 de outubro estão agendadas aulas de Zumba Rosa, às 8h e às 14h, com a professora Patrícia Caovila. A ação conta ainda com um show de prêmios solidário, sendo que a renda será revertida para o Voluntariado Vida Viva.
O PSF Rio Verde fica na Rua 01 – Residencial Rio Verde, Varginha.
Arrecadação
Durante todo o mês de outubro a equipe do PSF Rio Verde irá arrecadar doações para o Vida Viva. Serão arrecadados lenços para mulheres em tratamento de câncer, material de higiene pessoal, café e bolachas.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha nacional que ressalta a importância do auto-exame e diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
De acordo com Inca o câncer de mama ainda é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. É responsável por por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano.
É relativamente raro este tipo de câncer ser diagnosticado antes dos 35 anos, ficando entre 4% e 5% dos casos. Mas a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem uma excelente chance de cura.
Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
Ficar atento aos sintomas é importante
Entre os principais sintomas estão:
– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
– Alterações no bico do peito (mamilo).
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
– Saída de líquido anormal das mamas.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados. O autoexame é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
Autoexame
O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês. Veja como fazer:
- Mama – Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda.
- Mamilo – pressione os mamilos suavemente. Verifique se há alguma secreção.
- Axilas – após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.
Autoexame: o autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.
Tratamento
O câncer de mama tem pelo menos quatro tipos mais comuns e alguns outros mais raros. Por isso, o tratamento não deve ser padrão. Cada tipo de tumor tem um tratamento específico, prescrito pelo médico oncologista.
Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.
Voltar para a Página Inicial