Receita Federal faz homenagem a projetos que transformam TV BOX apreendidos

Receita Federal em Varginha realiza evento de homenagem a projetos de transformação de TV BOX apreendidos.

No dia 06 de junho, a DRF/Varginha promoveu uma solenidade para homenagear os projetos do Programa Além do Horizonte. Trata-se da busca de soluções inovadoras para a reutilização dos aparelhos de TV Box apreendidos pela Receita Federal após passarem por um processo de descaracterização. Todas as reutilizações têm como finalidade reverter os aparelhos em benefício da sociedade. 

Publicidade

Na ocasião, o professor Sandro Silva da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizador e professor responsável pela condução do programa, fez uma apresentação sobre o Programa Além do Horizonte. E na sequência, os professores tiveram a oportunidade apresentar seus projetos aos participantes do evento. Foram premiados os seguintes projetos: 

  • TV BOX como ferramenta de ascensão social: o ensino de programação como estratégia de mudança pelo Professor Doutor Leonardo Henrique Soares Damasceno da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL; 
  • IA Libras: Plataforma de Tradução Libras – Português pelo Professor Doutor Guilherme Fernandes de Souza Miguel da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES; 
  • Módulos GPIO para a automação de processos e controle de robôs por meio de um TV BOX pelo Professor Doutor Juliano Coelho Miranda do Centro Federal de Educação Tecnológica da Minas Gerais – CEFET Campus Varginha; 

Também foram homenageados os idealizadores do Programa Além do Horizonte: o professor Sandro Pereira da Silva da Universidade Federal de Lavras e o superintendente da 6ª Região Fiscal da Receita Federal, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro. 

História do Programa Além do Horizonte:

O Programa “Além do Horizonte” teve início na Receita Federal em Varginha em 2021. O primeiro resultado do programa foi a transformação de 745 aparelhos de TV Box em minicomputadores para doação a oito cidades de Minas Gerais. Desde o início, o Programa com a participação da Receita Federal em Uberlândia e é realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

A inciativa foi replicada em todo o País, com a participação de outras instituições de ensino, regiões fiscais e unidades da Receita Federal. Tornou-se um programa nacional na Receita Federal em dezembro de 2022 e atualmente se encontra na última sequência de projetos. 

Publicidade

O programa conta com o apoio da ANCINE e da ANATEL e se dedica a busca de novas soluções para o reaproveitamento da tecnologia presente nos aparelhos de TV Box. A intenção é desenvolver equipamentos que possam ser utilizados em benefício da sociedade, por diversos segmentos do serviço público. 

Professor Sandro UFLA e Superintendente Michel | Imagem de divulgação / Rceita Federal Varginha

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui