Prefeitura divulga resultados de testes rápidos de leishmaniose em cães

Publicidade

Os testes rápidos de leishmaniose em cães serão feitos das 8h às 16h.

No dia 26 de junho o Setor de Controle de Zoonoses de Varginha fez um inquérito sorológico para cães com testes rápidos de leishmaniose no bairro Jardim Petrópolis.

Ao todo foram encontrados 153 cães e realizados 128 testes, todos com resultado negativo. Os testes foram feitos por agentes de Saúde, em parceria com o estudantes do Centro Universitário do UNIS, percorreram 257 imóveis, orientando sobre a doença.

A Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como Calazar, é uma doença infecciosa não contagiosa,  transmitida tanto para os cães quanto aos seres humanos. Para que haja a transmissão, é necessário a existência do “Mosquito Palha”,  que ao picar um cão ou outro animal contaminado, se infecta e transmite a doença picando o homem ou cão sadio.

Os cães podem apresentar diversos sinais que não são específicos da Leishmaniose Visceral ou, às vezes, não manifestar sinal clínico algum. Apenas o exame laboratorial pode confirmar o diagnóstico. Quando a doença se manifesta, usualmente o cão
apresenta:

Publicidade

• Crescimento exagerado das unhas;
• Emagrecimento, falta de apetite;
• Feridas ao redor dos olhos, pontas das orelhas e no focinho;
• Sangramento pelo nariz;
• Pele ressecada;
• Abdômen distendido;
• Conjuntivite.

Diante de uma suspeita, a população pode entrar em contato com o Setor de Zoonoses pelo telefone (35) 3223-7970.


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui