
Universidade Federal oferece vagas para a primeira turma do curso superior de Direito gratuito em Varginha; inscrições para o vestibular seguem até 27 de agosto
A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) anunciou a abertura do curso de Direito no campus Varginha. A primeira turma iniciará as atividades em 2027, com ingresso por meio do Vestibular UNIFAL-MG 2027, ampliando a oferta de ensino superior público e gratuito na região do Sul de Minas.
Para a primeira turma serão oferecidas 20 vagas, preenchidas por meio do vestibular próprio da Universidade. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 27 de agosto de 2026.
Curso será presencial e no período noturno
O novo curso de Direito será ofertado presencialmente no período noturno. A graduação terá carga horária de 3.700 horas, duração mínima de 10 semestres e proposta pedagógica voltada à integração entre teoria, prática, tecnologia e direitos humanos.
Segundo a Universidade, o bacharelado busca formar profissionais preparados para atuar na advocacia, em concursos públicos e em diversas áreas da carreira jurídica.
Embora o curso tenha previsão de 40 vagas anuais, nesta primeira seleção serão disponibilizadas 20 vagas para o ingresso da turma inaugural.
Vestibular será realizado em outubro
O Vestibular UNIFAL-MG 2027 terá provas no dia 11 de outubro de 2026, nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. O processo seletivo será organizado pelo Cebraspe. (Veja a matéria: UNIFAL-MG abre inscrições para o vestibular 2027 com vagas em cursos de graduação).
A seleção será composta por:
- 70 questões objetivas de múltipla escolha;
- Redação em Língua Portuguesa.
As provas terão duração de quatro horas e meia e serão aplicadas no período da tarde.
Ao todo, o vestibular oferece 689 vagas distribuídas entre 29 cursos presenciais dos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.
Nova opção gratuita para estudantes do Sul de Minas
Com a implantação do curso de Direito em Varginha, estudantes da cidade e de municípios vizinhos passam a contar com uma nova oportunidade de cursar a graduação em uma universidade pública federal sem precisar se deslocar para outras cidades.
Até então, uma das principais alternativas públicas mais próximas era a Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada a cerca de 100 quilômetros de Varginha.
A abertura do curso fortalece a oferta de ensino superior gratuito na região e amplia o acesso à formação jurídica para estudantes do Sul de Minas.
Confira os links oficiais
- Inscrições: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/copeve/ingresso/inscricaovestibular.php
- Página de acompanhamento: https://www.unifal-mg.edu.br/ingresso/
- Edital nº 86/2026 – Processo Seletivo Vestibular
- Edital de Retificação nº 100/2026 – Inclusão do curso de Direito
Serviço: Vestibular UNIFAL-MG – Ingresso em 2027
Inscrições: até 27 de agosto de 2026
Taxa de inscrição: R$ 165
Pedido de isenção: até 3 de agosto de 2026
Data da prova: 11 de outubro de 2026
Vagas para Direito em Varginha: 20
Fonte: Unifal-MG



