Usina de energia solar começa a ser construída no Estádio Melão

A Prefeitura de Varginha iniciou a obra de construção de uma usina pública de energia solar no Estádio Melão.

A Prefeitura de Varginha iniciou no início desse mês, a construção, no Estádio Melão, no bairro Padre Vitor, de uma mini usina geradora de energia solar, considerada uma das maiores mini geradoras públicas de energia elétrica 100% limpa, por meio da luz do sol, não poluente da região.

Publicidade

No local, serão instalados 420 módulos solares fotovoltaicos bifaciais de alto rendimento de 600 wp, com 06 inversores weg de potência de 40 W, que proporcionarão a geração de 450 mil kwh ao ano, para ser distribuído e compensado em diversos prédios públicos do município.

O projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento, terá ainda a instalação de um cubículo de alta-tensão para atender a usina geradora e todo o complexo do estádio municipal, resolvendo uma pendência de segurança no local e ainda proporcionará uma economia de R$ 400 mil reais/ano, com garantia dos equipamentos por 10 anos e vida útil de 25 anos, segundo o Coordenador do Projeto, Pedro Antônio Lopes Gazzola, diretor do Departamento de Geoprocessamento e do Parque de Iluminação Pública Municipal.

Para o Prefeito Vérdi Melo, essa é mais uma grande conquista para Varginha. “Estamos trabalhando para transformar Varginha numa cidade inteligente e autossuficiente na geração de energia. Já instalamos energia fotovoltaica em todas as unicidades da Educação e iniciamos nas unidades de Saúde, realizamos a substituição de todas as luminárias de vapor de sódio da cidade pela tecnologia led, contribuindo com o meio ambiente, e agora estamos instalando câmeras de segurança com reconhecimento facial nas principais vias da cidade e espaços públicos“, disse o prefeito.