Vacinação contra o HPV continua Varginha

A vacinação contra o HPV está disponível em várias unidades de saúde de Varginha.

A Prefeitura de Varginha que a realização da vacinação contra o HPV. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra o HPV, que agora passa a ser para crianças a partir de 9 anos.

Publicidade

A vacina contra HPV está disponível em todas as salas de vacinas no município, confira:

A ampliação da vacinação contra o HPV incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

A vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014. É estimado que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.

O que é HPV

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Veja mais notícias no Varginha Digital

Publicidade