Varginha recebe o II Simpósio Municipal de Saúde Mental

O Simpósio Municipal de Saúde Mental será no dia 16 de maio, no teatro Capitólio, a partir das 8h.

Com o tema “Uma Clínica para o CAPS”, o II Simpósio Municipal de Saúde Mental vai discutir a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico

O simpósio é direcionado aos profissionais da Rede Intersetorial de Varginha – MG, universitários e público interessado.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, lembrado em dia 18 de maio, inspira o Movimento da Luta Antimanicomial luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, combatendo a ideia de pessoas com doenças mentais devem ficar separados da família para tratamentos.

Estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento.

A grande meta do movimento é trocar de forma progressiva a internação de hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas, para atender às diversas enfermidades.

O evento contará com a presença dos médicos psiquiatras Dr. Anderson Michel Furtado e Dr. Maurício Miguel Gadbem, profissionais com ampla experiência e vivências clínicas no campo da Saúde Mental.

Confira a programação completa:

8h30 – Palestra: “Psicose e uso abusivo de álcool e outras drogas” com Dr. Maurício Miguel Gadbem, médico Psiquiatra, membro efetivo da Associação Brasileira de Psiquiatria.

10h:  Palestra: “Manejo não biológico de pacientes graves – Psicoterapia no contexto do CAPS”, com Dr. Anderson Michel Furtado, médico Psiquiatra, especialista em Psicologia Analítica, professor da UNIFAL, psiquiatra no CAPS adulto  Varginha.

O simpósio é uma realização da Prefeitura do Município de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, CAPS Adulto, CAPSad e CAPSi.

Informações e inscrições antecipadas no site Caps Varginha.

Comente e Compartilhe!

Veja mais Notícias de Varginha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome