Varginhenses acham que atendimento do comércio não é bom

Centro de Varginha comércio
Foto: Varginha Digital

A avaliação no atendimento do comércio foi feita em pesquisa da Aciv.

No mês de março a Associação Comercial de Varginha realizou uma pesquisa para avaliar o atendimento no comércio da cidade. Foram ouvidos empresários e clientes. O resultado mostrou que os varginhenses não estão satisfeitos com a qualidade do atendimento.

De 0 a 10 o atendimento das lojas de Varginha recebeu nota 4,5. Ainda sobre atendimento nas lojas, 69,6% dos entrevistados preferem olhar os produtos à vontade e 30,4% preferem ser abordados pelo vendedor.

Durante a pesquisa foi apurado que o consumidor espera no atendimento é educação, simpatia, atenção, conhecimento e boa vontade. Seguindo os mesmos princípios, foi perguntado quais as principais falhas no atendimento foram apontados o mau humor, o desinteresse, o despreparo, a má vontade e a preguiça.

Em uma última pergunta foi questionado aos clientes o que eles achavam que deveria ser feito para melhorar o atendimento e a maioria disse que um bom treinamento ajudaria neste quesito.

Sobre a responsabilidade na qualidade do atendimento, 67,7% acreditam que tanto a empresa, quanto o vendedor são responsáveis por um bom atendimento.

Visão do Empresário

As mesmas perguntas feitas aos clientes, foram feitas aos empresários. Os donos das lojas deram nota 5,6 para o atendimento. Sobre abordar o cliente ou deixa-lo à vontade, 90,9% dos empresários pedem para o vendedor abordar o cliente e 9,1% pedem para o vendedor deixar o cliente à vontade na loja.

Os empresários esperam de um bom vendedor conhecimento, educação, atenção, cordialidade e simpatia. E sobre as falhas no atendimento, destacaram desinteresse, antipatia, passividade, falta de motivação e educação.

Na última pergunta, sobre o que as empresas devem fazer para ter um melhor atendimento, grande parte dos empresários acreditam que é necessário dar mais treinamento para sua equipe e contratar melhor.

O objetivo da pesquisa foi entender o cenário que o comércio vem passando e quais aspectos podem ser melhorados.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome