O 6º Encontro das Associações Comerciais da Microrregião de Varginha reuniu associações comerciais 9 cidades.
Na noite da última terça-feira (18), as associações comerciais de Varginha, Três Pontas, Três Corações, Cambuquira, Campanha, Monsenhor Paulo, Elói Mendes, Paraguaçu e Jacutinga estiveram em Três Pontas, durante o 6º Encontro das Associações Comerciais da Microrregião de Varginha, que reuniu cerca de 85 pessoas, no Charneca Pesca e Lazer.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), André Yuki; sua vice, Elisete Ribeiro; os diretores, Altemir Sutério, Rodrigo Soares, Carlos Alberto Jardim e Márcia Araújo; a diretora executiva, Kátia Gonzales e a assistente de comunicação, Ana Luísa Alves, prestigiaram o evento, que foi idealizado pela ACIV.
De acordo com André Yuki, no primeiro encontro do ano, foi discutida a importância das associações trabalharem em parceria com o poder público para o desenvolvimento das cidades, especialmente nos conselhos de desenvolvimento dos municípios, além de promover a troca de experiências e a união entre as associações, abordando temas importantes como a mão de obra e como enfrentar esse desafio, inovações e tecnologia, captação de recursos financeiros para projetos e a reflexão sobre a importância do associativismo para a comunidade.
Hugo de Lima (presidente da ACAITP) e Luis Carlos Lima (prefeito municipal de Três Pontas), apresentaram o case de sucesso entre a ACAITP e a Prefeitura Municipal, uma parceria estratégica para fortalecer o município, com foco no Trilhas do Desenvolvimento, Turismo e Liderança, Uai!, o resgate do Carnaval e do Rodeio, Natal e o projeto Jovem Protagonista do Comércio.
Para Hugo, o sexto encontro tem um valor sentimental muito grande para todos da ACAITP, pois desde o primeiro encontro, tinham a vontade de realizar o evento em Três Pontas. “Estou muito satisfeito com o resultado! Foi um evento excelente e todos saíram daqui com muitas ideias e aprendizados que poderão ser aplicados nas associações. Mostramos nossa força e o impacto positivo da parceria entre prefeituras e associações comerciais, apresentamos cases de sucesso e discutimos a importância do Conselho de Desenvolvimento, um órgão fundamental para todas as cidades”, enfatizou.
Em seguida, Bruno Dixini falou sobre o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Três Pontas (CONDES), que tem como missão promover a união da sociedade civil organizada para identificação e promoção do desenvolvimento econômico e sustentável do município, a partir de levantamento das demandas do município e por meio da união das entidades representativas e sociedade.
Por fim, foi realizado o Painel Desenvolvimento Econômico Integrado, com Bruno Araújo (secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), Valmir Rodrigues (presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais – Federaminas e vice-president do Sebrae Minas), Francisco Corrêa (analista do Sebrae) e Gustavo Franco (secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Corações).
Para Bruno Araújo, encontros de associações são uma excelente oportunidade, especialmente em seu papel, pois poderá alcançar mais empresas e, assim, entender melhor as necessidades do empreendedor mineiro. “Esse contato direto nos permite ouvir suas demandas e, com isso, formular políticas públicas mais eficazes. Eventos como este são fundamentais para estreitar esse relacionamento, e seguiremos atendendo diversas regiões, com um foco especial no Sul de Minas, que é a minha região, mas sem deixar de olhar para o estado como um todo. O objetivo é trazer mais emprego e renda para todos os mineiros”, ressaltou.
Os participantes responderam perguntas das associações presentes, com propostas de desenvolvimento econômico, inovação, dificuldades, diversificação, qualificação, mão de obra, eventos, entre outros.
Segundo Valmir Rodrigues, sua presença no encontro é importante para entender as reais necessidades de cada associação, sua microrregião e diversas localidades. “O caminho é por aí! Quando falo em desenvolvimento econômico, é de forma ampla. Não concordo com aqueles que desenvolvem produtos e soluções isolados, sem ouvir a comunidade. O novo modelo de gestão busca, justamente, viver a experiência do cliente, entender suas verdadeiras necessidades e o que ele realmente precisa. No desenvolvimento econômico, quando debato com as pessoas nas regiões, consigo identificar as especificidades de cada cidade e, assim, ser mais assertivo nas soluções”, explicou.
Estiveram presentes ainda, Luís Carlos da Silva (Luisinho, prefeito de Três Pontas), Maycon Douglas Vitor Machado (vice-prefeito de Três Pontas), Marcelo Chaves (ex-prefeito de Três Pontas), Dimas Abrahão (prefeito de Três Corações), Natal Cadorini (prefeito de Elói Mendes), Adalton Arantes (secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Monsenhor Paulo), Henrique Touguinha (secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha), Rodolfo Henrique (presidente Associação Comercial e Empresarial de Três Corações – ACETC), Raphael Gregório (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cambuquira), Ricardo Caixeta (ACE Monsenhor Paulo), Antônio Fernando Branco (presidente da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios – ACIAP), Adriana Queiroz (presidente da Associação Comercial de Campanha), Euclides do Nascimento (presidente Associação Comercial e Industrial de Jacutinga – ACIJA) e Michel Renan Simão Castro (provedor da Santa Casa de Três Pontas).
André Yuki destacou a participação de Valmir Rodrigues, que representa as associações constantemente em Belo Horizonte e Brasília, especialmente em questões relacionadas às reformas e cargas tributárias que oneram as empresas, reduzindo sua competitividade. Yuki agradeceu ainda, ao Bruno Araújo e ao Governo de Minas, que sempre têm dado assistência ao desenvolvimento da região.
“Gostaríamos de agradecer às nove associações que participaram do encontro, ao nosso anfitrião, presidente Hugo e toda a sua diretoria e equipe pela acolhida, aos prefeitos e secretários presentes, ao nosso secretário Henrique Touguinha, que veio representar o nosso prefeito Leonardo Ciacci e aos nossos diretores e equipe”, concluiu o presidente da ACIV.
Fonte: Ana Luísa Alves