Alunos da Unifal-MG retornam às aulas presenciais em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha

Publicidade

UNIFAL-MG retoma aulas presenciais para mais de 7 mil alunos; comunidade acadêmica expressa entusiasmo com a possibilidade de voltar a conviver nos espaços universitários.

Mesmo com o frio cortante de menos de 6º graus marcando nos termômetros de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha na manhã desta quarta-feira (18/05), alunos da UNIFAL-MG acordaram cedo para comparecer às atividades presenciais nos campi, após dois anos de aulas remotas, ensino híbrido e distanciamento físico. Em função da pandemia, o ensino presencial havia sido interrompido ainda no primeiro semestre de 2020 e só agora a Universidade volta a ficar movimentada com a presença de mais de 7 mil estudantes.

Alunos Unifal-MG
Retorno às aulas movimenta o campus universitário. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Em Alfenas, logo pela manhã, o clima era de expectativa por reencontros e encontros. Esse foi o caso de Rillary Caroliny Tomé André, da cidade de Pains-MG, que fica a pouco mais de 200 km de Alfenas. Ela está no 2º período do curso de Odontologia e pela primeira vez encontra pessoalmente os colegas, com quem ela tinha tido contato apenas pelas aulas remotas. “É o meu o primeiro dia na UNIFAL-MG junto com meus amigos on-line”, narra. “Tem três anos que eu não tenho contato com uma sala de aula presencial, então eu estou bastante ansiosa”, revela.

Segundo a estudante, o ensino remoto tem aspectos positivos, mas o ensino presencial possibilita conviver de perto com os colegas e professores, além de permitir o acesso à infraestrutura oferecida pela Universidade. “O ensino remoto tem diferença, por um lado é bom, mas o ensino presencial ganha porque a gente acaba tendo a convivência com os amigos, pode estar perto e ver todo dia, o professor também está ali, você tem um contato mais direto com o curso que você faz e com a sua área”, afirma. “Está todo mundo ansioso para usar o laboratório e o jaleco pela primeira vez”, conta.

Karen Cristina Silva, do curso de Farmácia, chegou antes das 7h da manhã para seu primeiro dia de aula presencial. Acompanhada do amigo Luiz Roberto Oliveira, do curso de Fisioterapia, a discente comentou estar cheia de expectativas para explorar tudo que a Universidade tem a oferecer.  “A expectativa principal é conhecer todo mundo, colega, professor, laboratório e também a forma de aprendizagem, porque é totalmente diferente do on-line. A gente vai ter contato ali, um apoio muito maior, eu acho que a expectativa mesmo é poder realmente vivenciar o que é o nosso curso”, afirmou.

Publicidade

O estudante Luiz Roberto Oliveira relata que iniciou na Universidade em 2021/2 no curso de Farmácia, porém, não se adaptou ao curso nem ao formato remoto, então resolveu tentar novamente e fazer Fisioterapia para iniciar neste semestre. “Eu não me adaptei ao ensino a distância, então achei melhor mudar de curso e agora estou aqui, com muita expectativa de conhecer pessoas novas, explorar os laboratórios e ter aulas práticas”, compartilhou.

No campus Varginha, a discente Jullya de Faria Pereira, do 9° período do curso de Administração Pública, também expressou expectativas com a volta às aulas. “Creio que será um momento de muito aprendizado e recompensará as limitações do ensino remoto. No ensino remoto, senti que não conseguia aproveitar tanto as disciplinas e no presencial espero conseguir recompensá-lo“, enfatizou.

O acadêmico Vinícius Guimarães de Souza, também do 9° período do curso de Administração Pública, ressaltou que uma das razões por estar satisfeito com a volta presencial das aulas é a possibilidade de aumentar a proximidade nas relações interpessoais. “Fico muito feliz com o retorno presencial, principalmente, pelo estreitamento das relações que são possibilitadas. Acredito que este momento seja muito importante para os docentes e, sobretudo, para os novos discentes. Espero que todos e todas aproveitem ao máximo o que a Instituição tem a oferecer“, destacou.

No campus Poços de Caldas, a universitária Tamires Claudino Domingos, do 2º período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), conheceu, presencialmente, o campus e os colegas no primeiro dia de aulas. Ela, vinda da cidade de Campo Belo-MG, ingressou na UNIFAL-MG em 2021/02 e vai seguir os passos do irmão formado em engenharia química na UNIFAL-MG.  “Eu escolhi a UNIFAL-MG por ser uma universidade pública. É o sonho de todos da minha família que os mais jovens possam estudar em faculdade federal. Então encarei e vim fazer! Me mudei há quatro dias e estou empolgada de estar aqui, pois o ensino online foi bom, mas muito difícil também, pois não estávamos cara a cara com o professor para poder tirar dúvidas. Então, para mim, estamos começando melhor agora.

O estudante Mateus Valente, do 5º período do BICT, também pretende cursar Engenharia Química. Ele iniciou o curso em 2019 e no segundo período entrou no Ensino Remoto devido à pandemia de covid-19. Para ele, poder retornar presencialmente é uma nostalgia e comemora por poder reencontrar os amigos e conhecer os calouros. “Durante o Ensino Remoto Emergencial nós conseguimos manter contato por meio de chamadas de vídeo, mas foi complicado para todo mundo. Não me lembro de ninguém que tenha passado ileso, ainda mais no início e todas as dificuldades que a UNIFAL-MG enfrentou para se adaptar a modalidade remota. Estou aliviado de estar de volta ao presencial! É um sentimento muito bom poder voltar a colocar a mão na massa, em contato com todos, fazendo atividades nos laboratórios. Estou muito contente e ansioso por este semestre.” concluiu.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica neste momento de retomada das atividades presenciais, a UNIFAL-MG estabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os alunos nas dependências da Instituição.

Representantes de setores como Liga das Atléticas, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA), Programa de Ensino Tutorial (PET), Biblioteca Central,  Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Restaurante Universitário (RU), Empresa Júnior, pró-reitorias e projetos estarão na feira para repassar informações importantes aos ingressantes.

Na programação, também estão previstas apresentações de artistas da região e da comunidade universitária.

Acesse a programação na íntegra

Mais informações sobre a retomada dos alunos da Unifal-MG aqui

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui