Expedição vai mapear o Rio Verde em nove cidades do Sul de Minas

Publicidade

A Expedição Ambiental do Rio Verde vai ser realizada entre os dias 20 de maio e 6 de junho pelo ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa.

A Expedição Ambiental do Rio Verde, que está em sua sexta edição, vai novamente mapear o rio para observar e registrar as mudanças nas águas, os crimes ambientais praticados em trechos do rio, a existência de descarte de lixo e esgoto, até construções ilegais às margens do rio, que afetam a qualidade das águas e a própria preservação do Rio Verde, impactando diretamente nos municípios banhados por ele. O trabalho será novamente feito pelo ativista ambiental e ambientalista Ronipeterson Landim Costa.

Desde 2017 o ambientalista realiza o trabalho que consiste em uma descida de caiaque por toda a extensão do rio, em um trajeto de mais de 300 km. Neste anos a expedição acontecerá entre os dias 20 de maio e 6 de junho, em um trajeto que passa pelos municípios de: Passa Quatro, Itanhandu, São Sebastião do Rio Verde, São Lourenço, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Três Corações, Varginha e Elói Mendes.

Ao final da expedição, Ronipeterson produz um relatório buscando gerar conhecimento acerca das situações identificadas no Rio Verde, que podem ameaçar a sua existência. Este ano, o ambientalista vai promover a sua 6ª Expedição, e desta vez ele vai contar com o apoio do Grupo Unis.

“O Rio Verde faz parte da existência da nossa região, e no Grupo Unis nós acreditamos na defesa deste Rio como uma forma de preservar a nossa história e possibilitar um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o sul de Minas.”, comentou o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Stefano Barra Gazzola.

Publicidade

Além de acompanhar a Expedição ao longo do seu trajeto, o Grupo Unis vai ampliar a produção de conhecimento e pesquisa desta ação, elaborando um relatório que vai analisar as relações e impactos do Rio Verde no sul de Minas em áreas diversas, como: Economia, Agronomia, Biologia e Direito.

“Estou me preparando para a VI Expedição Ambiental do Rio Verde e esse ano será uma edição com a qual eu estou muito feliz, porque vou contar com a parceria e o apoio do Grupo Unis, através da qual vamos poder enriquecer ainda mais o relatório que já vem sendo feito, agora com os pesquisadores do Unis. Com essa parceria vamos conseguir entregar um relatório final rico em detalhes para que possamos observar tudo o que está acontecendo com esse rio tão importante para o sul de Minas, e buscar ações efetivas para salvar este bem maior, essa riqueza que nós temos no sul de Minas que é o Rio Verde.”, afirmou Ronipeterson.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui