Quatro projetos do Sul de Minas são aprovados na Chamada Pública de Eficiência Energética 2021 da Cemig

Publicidade

Dentro do programa de Eficiência Energética foram aprovados projetos de iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental.

Quatro projetos do Sul de Minas são aprovados na Chamada Pública de Eficiência Energética 2021 da Cemig. As propostas contemplaram ações para a melhoria das instalações, conforme as regras estabelecidas no edital.

O valor total captado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cemig para esta Chamada de foi R$ 13.645.306,62 e foram aprovados projetos de iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental.

No Sul de Minas foram aprovados projetos da Copasa de Muzambinho, Polícia Militar de Carmo do Rio Claro, Polícia Militar de Itajubá e SAEE de Boa Esperança.

A Chamada teve como objetivo a participação de clientes livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da Companhia e cujas propostas de projeto se enquadraram em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública.  

Publicidade

Benefícios

Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico são os principais benefícios da Chamada Pública, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento propicia uma oportunidade para que o cliente proponha melhorias que permitam as soluções adequadas à redução do consumo e de gastos com a energia elétrica, impactando também na sua fatura de energia”, explica. 

Nos últimos chamamentos, a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, de motores e de equipamentos de lavanderia hospitalar, bem como a instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos. Ainda de acordo com a engenheira, iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes, como fontes limpas de geração de energia, se tornam mais acessíveis à sociedade por meio da Chamada Pública, ajudando a democratizar essas inovações. 

Mais de 90 projetos já aprovados 

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é uma iniciativa da Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre anualmente desde 2015, sendo que já foram aprovados mais de 90 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui