Fundador da ChamaInbox, Túlio Dias, foi convidado pela Forbes a participar da edição 2025 da Forbes AI 50; empreendimento, que desenvolve soluções inteligentes para atendimento via chatbot, pode se tornar o primeiro inteiramente brasileiro a ser selecionado pelo ranking.
O trabalho de uma startup fundada em Santa Rita do Sapucaí pode se tornar o primeiro inteiramente brasileiro a ser reconhecido em um dos mais importantes rankings globais para desenvolvedores de inteligência artificial (tradução do inglês “artificial intelligence”, cuja sigla é AI; em português, IA). Com seis anos de mercado, a ChamaInbox foi convidada pela organizadora do prêmio, a Forbes, para participar da seleção do Forbes AI 50 2025. O resultado, com a lista dos 50 empreendimentos de IA mais promissores em todo o mundo, será publicado em abril.
“Eu fiquei, realmente, surpreso quando recebi o convite para participar de uma competição como essa, porque estamos falando de um ranking global, que envolve empresas como o próprio ChatGPT [da gigante norte-americana OpenAI]. Então, para a gente, isso representa um marco gigante, que estamos no caminho certo, impactando positivamente na vida das pessoas e contribuindo para o crescimento e aprimoramento do setor de inteligência artificial”, conta o fundador da ChamaInbox, Túlio Dias.
O convite foi assinado por Dan Knight, que integra o conselho da premiação e é consultor de Operações e Estratégia de Negócios de umas das empresas parceiras da Forbes, a plataforma de dados e infraestrutura Meritech. Em troca de emails com Túlio, Knight destacou como a startup sul-mineira foi considerada para a seleção. “We have a dedicated research team striving to find qualifying companies across the globe, and that’s how we indentified ChamaInbox [em tradução livre: ‘Temos uma equipe de pesquisa dedicada que se esforça para encontrar empresas qualificadas em todo o mundo, e foi assim que identificamos a ChamaInbox’]”, escreveu.
Desde 2017, cerca de 1,4 mil empresas já passaram pelo portfólio da startup, entre as quais estão Natura, Colgate, Rock In Rio e a plataforma Clique e Retire. Nessa última, que trabalha com guarda-volumes para eventos, o serviço por IA desenvolvido possibilitou que a empresa tivesse capacidade para atender, de forma humanizada e simultaneamente, até 10 mil reservas de compartimentos para armazenagem (“lockers”), facilitando um processo que seria impossível de ser solucionado apenas por equipes humanas e sem filas.
Inteligência artificial como aliada do trabalho humano
Em se tratando das soluções que envolvem IA, um dos diferenciais da ChamaInBox é ter criado um padrão de projeto para programas de computador próprio, o chamado “builder” ou “construtor”, o que simplifica os processos para aplicação da IA com diversas finalidades- especialmente a IA generativa, que pode ser treinada e aprender novos conteúdo, integrando as linguagens de computação e humana. Além disso, essa tecnologia pode se comunicar com qualquer aplicativo e tem aprovação oficial do grupo Meta para o WhatsApp, oferecendo mais segurança ao usuário tanto na qualidade do serviço quanto na estabilidade da ferramenta. Quem não tem esse aval pode ter o recurso bloqueado a qualquer momento.
O atendimento humanizado tem se consolidado como aliado na aplicação de formulários para pesquisa e ainda viabiliza a comunicação por meio de gravação de voz. Se o usuário preferir enviar um áudio ao invés de digitar, o chatbot da startup consegue compreender e responder textualmente com perfeição. Atualmente, Túlio e equipe trabalham para uma versão desse modelo que atenda diretamente pequenos negócios, que poderão acessar um programa para moldar a própria IA generativa por aplicativo de bate-papo.
Sobre a ChamaInbox
Ex-aluno do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Túlio saiu na frente, no mercado nacional, logo no primeiro ano de operação da ChamaInbox. Em 2017, foi um dos pioneiros na automatização do atendimento em um dos canais de bate-papo em rede social mais populares da época, o Facebook Messenger. Quatro anos depois, em 2021, a também se tornou uma das primeiras startups a ter o chatbot (termo que refere ao programa de atendimento virtual) integrado oficialmente com outra plataforma do atual grupo Meta, o Instagram.
Em 2022, a ChamaInbox lançou uma solução com IA para redução do risco de contágio por doenças, como a Covid-19, por meio do monitoramento de uso de máscaras, higienização das mãos e fluxo de pessoas. A inovação teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A versatilidade dos avanços da ChamaInbox permite que, hoje, o trabalho possa ser feito e integrado de forma remota, com Túlio podendo residir em sua cidade natal, Alpinópolis, de onde parte toda a operação, e o atendimento chegue aos clientes que estão, em sua maioria, não apenas em Minas Gerais, mas em São Paulo e Rio de Janeiro também.
Sobre o ranking global
O Forbes AI 50 chega à sétima edição neste ano. Em 2024, houve em torno de 1,9 mil inscrições, o dobro em relação a 2023, e as startups contempladas, entre as quais estão OpenAI, Midjourney e Notion, são sediadas na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Não há taxa de participação e entre os dados considerados estão o uso técnico de IA por meio de um algoritmo quantitativo e painéis de julgamento qualitativos.