O serviço é oferecido pela Sedese e além de Três Corações outras cidades mineiras também oferecem ações para as trabalhadoras autônomas.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), criou um serviço diferente, que vai beneficiar as diaristas. É o serviço de Intermediação de trabalhadores autônomos, replicado pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), que capilariza vagas e capacita profissionais para o mercado de trabalho.
A iniciativa acontece na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em cidades do interior, como Três Corações.
O programa é destinado a trabalhadoras diaristas que prestam serviços domésticos, como faxineiras, lavadeiras e passadeiras. Funciona da seguinte maneira: em canais de comunicação, as regionais da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese)/Sine divulgam para o mercado de trabalho o cadastro com os dados profissionais. A partir desse banco de dados, Sedese e Sine informam às diaristas sobre as vagas de trabalho disponíveis.
Além da oferta de serviço, elas também passam por um curso de capacitação, no qual melhoram a qualidade de suas funções, com orientações de coaching como vestimenta, forma de tratamento entre empregado e cliente e vice-versa, respeito mútuo etc. Também são fornecidas informações sobre benefícios previdenciários.
O Curso Competências Profissionais e Sociais oferecido às diaristas tem duração de 18 horas, divididas em 3 dias, com emissão de certificado.
Mais informações no site da Sedese.
Confira mais Notícias da Região.