Universidade do Sul de Minas é uma das 70 melhores do país

A Universidade Federal de Alfenas foi uma das 196 instituições avaliadas no RUF.

A Universidade Federal de Alfenas  – UNIFAL-MG é a 67ª melhor universidade do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF). O ranking considera as 70 melhores universidades do país. Foram avaliadas 196 instituições.

A avaliação considera dados nacionais e internacionais, bem como pesquisas de opinião do DataFolha sobre 196 instituições brasileiras. De acordo com a pesquisa a UNIFAL se destaca nos critérios ensino (47ª colocação), pesquisa (54ª colocação), inovação (87ª colocação), internacionalização (105ª colocação) e mercado (148ª colocação).

Se o rankig abranger somente Minas Gerais, a UNIFAL-MG fica na 11ª posição entre as 23 instituições públicas e privadas avaliadas.

Cursos

Dos 40 cursos de graduação que figuram no ranking, os destaques da UNIFAL foram os cursos de Farmácia (12º lugar) e Fisioterapia (32ª colocação).

O Ranking

O RUF 2018 passou por uma reformulação. O valor dado à nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na fórmula foi dobrado. Agora é atribuída à universidade uma nota média relativa ao teste, com base no desempenho de instituições semelhantes a ela em termos de tamanho e de natureza administrativa.

Outra mudança é que o indicador de inovação passa a contabilizar, além das patentes solicitadas pelas instituições de ensino, a quantidade de estudos acadêmicos publicados pelas universidades em parceria com o setor produtivo.

A nova metodologia também amplia de 2 para 5 anos o período considerado para coleta de dados relativos à produção científica.


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome