Placa Mercosul passa a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro

Placa
Foto ilustrativa.

Entenda quando trocar a placa atual para a nova placa Mercosul.

A nova placa Mercosul começará a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro, de acordo com determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A nova placa passa a ser obrigatória para carros novos, no primeiro emplacamento. E também para os que forem transferidos de município ou Estado. Ou ainda em caso de furto ou dano muito extenso à placa, que dificulte a leitura. 

O Varginha Digital entrou em contato com o Detran de Varginha, que ainda não tem informações de quando a nova placa será usada na cidade.

Cor da letra identifica categoria

A placa Mercosul já está em vigor no Uruguai e Argentina. Em breve também será implantado no Paraguai e na Venezuela.

A nova placa tem fundo branco, quatro letras e três números, dispostos de maneira aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo.

A cor preta é para carros particulares. A vermelha é para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem (autoescola). Azul é para carros oficiais e verde para os de teste. O tom dourado identifica carros diplomáticos e o prateado, modelos de coleção.

Na tarja azul fica o nome e a bandeira do país, além do emblema do Mercosul. Um futuro sistema integrado de consulta compilará dados sobre o veículo e seu proprietário. Essa banco de dados trará também eventuais registros de roubo e furto.

A nova placa tem o mesmo tamanho da cinza. Apenas carros de passeio precisam ter placas na dianteira e na traseira. Para motocicletas, quadriciclos, reboques, tratores e guindastes apenas a placa traseira é obrigatória.

Atendimento em Varginha

O atendimento no Detran em Varginha é feito a partir de distribuição de senhas. As senhas para vistoria são distribuídas no dia anterior, à partir das 14 horas. Com isso não é necessário chegar antes da abertura do Detran para conseguir senha e atendimento.

Não há mais vistoria nas quinta-feiras. Este dia será dedicado para colocação dos lacres das placas. Para isso também será necessário pegar a senha no dia anterior.

Com informações Detran.

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome