Prazo para justificar ausência nas urnas termina nesta quinta, 6

Eleições Municipais
Foto ilustrativa

A justificativa pode ser feita pela internet
ou pessoalmente.

Os eleitores que não votaram em 7 de outubro no 1º turno das Eleições 2018, têm até esta quinta, 6, para justificar a ausência.

A justificativa pode ser feita pela internet, por meio do sistema Justifica Web. Ou pessoalmente em qualquer cartório ou central de atendimento da Justiça Eleitoral. É necessário comprovar o motivo da ausência, apresentando documentos, como um atestado médico ou comprovante de deslocamento.

O prazo para justificar ausência no 2º turno termina em 27 de dezembro.

Justificativas

Do dia 8 de outubro até o final de novembro, foram recebidas pela Justiça Eleitoral mineira 127.190 justificativas. 

No dia do 1º turno, 913.418 eleitores apresentaram suas justificativas. Somando-se os dois números – justificativas feitas no dia da eleição e justificativas pós-eleição -, chega-se a 1.040.526 eleitores que justificaram sua ausência às urnas. Esse número representa 29,86% dos eleitores que não votaram.

Quem não vota e não justifica não tem quitação eleitoral, necessária para praticar vários atos da vida civil, como fazer matrícula em instituição superior de ensino. Após o prazo final para justificativa, o eleitor fica sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação na Justiça Eleitoral.


 

Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram. Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome